quarta-feira, 28 de setembro de 2016

9 ferramentas gratuitas para produzir e editar vídeos

Das mais simples às que podem gerar produções mais elaboradas. Aproveite!

Os recursos audiovisuais, muito úteis em sala de aula, podem ser produzidos sem grandes recursos técnicos, por meio de ferramentas gratuitas, disponíveis para baixar. Algumas são livres, mas outras, embora não pagas, são proprietárias. É só testar e escolher a que melhor atende suas necessidades. 

1. Avidemux – Ferramenta que acrescenta legendas e outros textos ao vídeo, além de emendar faixas, entre outras funções.
2. Cinelerra – Desenvolvido por uma comunidade livre, traz ampla diversidade de recursos. Porém, o programa exige muito do desempenho da máquina.
3. Clickberry – Para quem procura por funções mais avançadas. O programa pode ser integrado ao Facebook, o que amplia ainda mais as possibilidades, como a inserção de ícones da rede social, por exemplo, o de “curtir”.
4. KDEnlive – A interface parece mais simples do que a quantidade de funções de que a plataforma dispõe. Permite visualização de guias e de faixas, com desempenho ágil.
5. Lightworks – Popular entre os usuários de Windows, trata-se de uma plataforma de fácil assimilação e usabilidade, com funcionalidades já conhecidas de quem usa o programa proprietário.
6. Movie Moments – Proprietário, destina-se a vídeos curtos, até 60 segundos.  As funções atendem necessidades simples, como inserção de textos.
7. VSDC Free Video Editor – Com diversos recursos, tem interface simplificada.
8. Virtualdub – Mais um que se destaca pela simplicidade. Permite adicionar efeitos a vídeos, redimensionar imagens, entre outras opções.
9. Windows Movie Maker – Simplificado, e de usabilidade fácil para que tem pouco conhecimento técnico. Funciona normalmente no Windows 10, apesar de não vir instalado com o programa. (Com assessoria de imprensa)