terça-feira, 30 de setembro de 2014

Como Instalar Freeplane 1.3.12 no Ubuntu



O Freeplane é um aplicativo gratuito e Open Source Software, serve para desenvolver e analisar mapas mentais, compartilhando informações e pode ser utilizado no trabalho, na escola e em casa. O Freeplane roda em qualquer sistema operacional que tem uma versão atualizada do Java instalada. Ele pode ser executado instalando-se o programa ou no modo portátil (sem a necessidade de instalação), diretamente de uma unidade USB.

Para instalar o Freeplane 1.3.12 no Ubuntu:


Tudo que você precisa fazer é adicionar o PPA e instalar o pacote UrbanTerror:


$ Wget-q -O - http://archive.getdeb.net/getdeb-archive.key | sudo apt-key add - 

$ sudo sh-c 'echo "deb http://archive.getdeb.net/ubuntu preciso jogos -getdeb ">> /etc/apt/sources.list.d/getdeb.list ' 

$ sudo apt-get update 

$ sudo apt-get install Freeplane

Para remover execute:

$ sudo apt-get remove Freeplane

Fonte: http://www.sempreupdate.com.br/2014/09/como-instalar-freeplane-1312-no-ubuntu.html




sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Oficina Audacity em Santana do Livramento

Texto: Profª Vanessa Roth
Nos dias 23 e 24 de setembro os professores Phillip Ilha e Renato Miranda ministraram uma oficina sobre o Audacity, para os professores estaduais da cidade de Santana do Livramento. O convite partiu dos colegas do NTE da 19ª CRE e teve por objetivo relatar as experiências com a Rádio Escola em Santa Maria e capacitar os professores na utilização do software. Participaram da oficina vinte e um professores.



Onde e como encontrar os chamados Recursos Educacionais Abertos?

Entenda a importância desses materiais para a democratização da informação e veja dicas de sites onde encontrar os REA

Texto Isadora Bertolini

 

Difícil achar alguém hoje que já não tenha feito um remix de uma música e postado no blog da escola ou misturado conteúdos para montar uma apresentação de slides para uma aula. Mas todas essas ações esbarram na Lei do Direito Autoral (LDA 9.610/98), que mesmo depois de muitos debates e projetos de lei para alteração, permanece igual desde o ano de sua promulgação, em 1998.

Apesar de o uso de conteúdo para fins educativos ser liberado, segundo a legislação, não é permitida a possibilidade de alterações. Além disso, não é permitido digitalização ou cópia integral de livros e algumas questões permanecem sem definição clara: é possível realizar cópias de "pequenos trechos", termo relativo que causa insegurança às fotocopiadoras e seus usuários.

Em conformidade com a tendência de buscar maior circulação de conteúdo em âmbito educacional, surgiram os recursos educacionais abertos (REA), que podem ser modificados para cada contexto educacional. De acordo com a definição da Unesco, são "os materiais de ensino, aprendizagem e investigação em quaisquer suportes, digitais ou outros, que se situem no domínio público ou que tenham sido divulgados sob licença aberta que permite acesso, uso, adaptação e redistribuição gratuitos por terceiros, mediante nenhuma restrição ou poucas restrições".

"As possibilidades de compartilhamento que as tecnologias abrem devem ser aproveitadas, principalmente no meio da Educação", comenta Jamila Venturini, coordenadora da pesquisa sobre recursos educacionais abertos, realizada no Ação Educativa. "É preciso pensar na autonomia da produção de conhecimento que o educador deve ter e levantar esse debate nas instituições de ensino".

Creative Commons

Os REA fazem parte de uma nova forma de lidar com essa questão dos direitos autorais. "O que existe como alternativa a esse cenário restritivo é um novo modelo de gestão dos Direitos Autorais", diz Priscila Gonsales, diretora executiva do Instituto Educadigital. Esse modelo, no Brasil, é organizado pela Creative Commons (CC), ONG americana presente em mais de 90 países, criada em 2001. "Com a CC, o autor do conteúdo tem liberdade de escolher que usos serão permitidos", explica Jamila Venturini, coordenadora da pesquisa sobre recursos educacionais abertos, realizada no Ação Educativa. "Como o conteúdo vai ser acessado, distribuído, se pode ser alterado ou apropriado, é escolha de quem o criou", diz. O que não se modifica nesse modelo é a necessidade de citar o autor, que tem o reconhecimento garantido independente do tipo de licença que escolhe para seu conteúdo.

Para enriquecimento desse debate, é necessário também levar esse tema para as salas de aula. "Os professores não se reconhecem como autores de conteúdo, mas o tempo todo o são", diz Priscila Gonsales, diretora executiva do Instituto Educadigital. "Parece que o conhecimento deve ser produzido fora para ser apenas repassado em sala de aula. Ser autor faz parte do processo de letramento digital", completa. "A garantia da circulação de conhecimento, conteúdo e informação é um tema democrático que deve ser discutido entre alunos e professores", diz Jamila. "Estamos tratando de bens comuns, aos quais deve-se garantir acesso público, e não um monopólio da informação", conclui.

Para ajudar nessa busca, o Educar para Crescer selecionou sete sites onde achar os recursos educacionais abertos:

 

1. REAs: http://www.rea.net.br/site/
Site que disponibiliza espaços para buscar, criar ou compartilhar recursos educacionais abertos, além de cursos e oficinas sobre o assunto

2. Mira: http://www.mira.org.br/
Mapa de Iniciativas de Recursos Abertos. É possível identificar projetos que disponibilizam recursos abertos em 24 países da América Latina.

3. Escola Digital: http://escoladigital.org.br/
Conteúdo educacional aberto separado por disciplina, série, tema curricular e tipo de mídia.

4. Edukatu: http://edukatu.org.br/
Rede de aprendizagem que conecta professores e alunos do Ensino Fundamental para discutir conhecimentos práticos sobre consumo consciente. Também disponibiliza material educacional aberto.

5. Projeto Folhas:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/folhas/frm_buscaFolhas.php
Iniciativa da Secretaria de Educação do Paraná que, por meio de ação colaborativa entre professores, disponibilizou conteúdo didático que pode ser baixado e modificado.

6. Creative Commons: http://creativecommons.org.br/
Permite buscar ou compartilhar conteúdos licenciados nos formatos de imagem, vídeo e música.

7. Jamendo: https://www.jamendo.com/
Site que reúne músicas que podem ser baixadas gratuitamente, sem ferir direitos autorais. São 444 mil arquivos e quase 200 milhões de downloads já realizados.

 

 Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/recursos-educacionais-abertos-800698.shtml

 

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Curso TIC - 4º encontro em Mata

Texto e Foto: Profª Vanessa Roth
Ontem, 16 de agosto, realizamos o quarto encontro do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, na E.E.E.M. Dona Joaquina, em Mata. No encontro os professores terminaram a WebQuest, realizaram a atividade de postá-la no blog, aprenderam como fazer links e publicar vídeos em seu blog. Os professores Phillip Ilha e Vanessa Roth contaram com a participação de vinte e dois professores, entre os turnos da manhã e tarde.

Quer saber mais sobre WebQuest, clique no link WEBQUEST

Turma da manhã

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

4ª edição do Curso de Especialização em Gestão Escolar

Texto Profª Vanessa Roth e Foto Profº Renato Miranda
No dia 02 de setembro aconteceu a aula inaugural (transmitida via webconferência) da 4ª edição do Curso de Especialização em Gestão Escolar (405 h/a), curso promovido pela UFRGS e voltado aos Professores - Gestores das Escolas Públicas de Educação Básica. O programa tem por objetivo formar gestores escolares das escolas públicas da Educação Básica em cursos de especialização e de atualização em Gestão Escolar, na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.

O curso desenvolve-se em salas ambientes:

·         Sala I: Introdução ao Moodle e ao Curso (45hs);

·         Sala II: Fundamentos do Direito à Educação (60hs);

·         Sala III: Políticas e Gestão na Educação (60hs);

·         Sala IV: Planejamento e Práticas de Gestão Escolar (60hs);

·         Sala V: Tópicos Especiais (30hs);

·         Sala VI: Oficinas Tecnológicas (30hs);

·         Sala VII: Projeto Vivencial (120hs).

A primeira sala acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro, com a professora Eunice Mussoi, no laboratório da Escola Cilon Rosa, no turno da manhã. O NTE da 8ª CRE é polo presencial do curso e o professor Renato Miranda assistente presencial do mesmo.

Encontro presencial Sala I - 11 de setembro

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Professor explica matemática de forma inovadora no Youtube e já coleciona 80 mil seguidores

Reprodução: http://oglobo.globo.com

O Brasil é um caso à parte na Matemática. Se o brasileiro Arthur Ávila trouxe a primeira Medalha Fields para o país no mês passado, considerada o "Prêmio Nobel" da disciplina, nossos estudantes na educação básica ficaram entre a 57ª e a 60ª posições no ranking de 65 economias globais que participaram de provas do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2012 . Mas se o cenário pode não ser tão animador, pequenas iniciativas que brotam de Norte a Sul mostram que as equações e frações podem não ser o bicho de sete cabeças na escola.
Foi isso que o professor Rafael Procópio, de 31 anos, quis demonstrar ao tentar solucionar os problemas que envolvem o ensino da Matemática. Em 2010, Rafael lançou no Youtube o canal "Matemática Rio", cuja intenção inicial era apenas postar videoaulas que serviriam como complemento ao conteúdo que ele passava na Escola Municipal Rosa da Fonseca, na Zona Oeste do Rio, onde ele trabalha. Seria apenas mais um caso de educador que utiliza as novas ferramentas da tecnologia para expandir o poder da aprendizagem.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Encerramento do Curso IED - Escola Maria Rocha

Texto: Profª Vanessa Roth
No dia 01 de setembro realizamos o último encontro do curso Introdução á Educação Digital, na E.E.E.M. Profª Maria Rocha. O curso Introdução à Educação Digital (60h) é promovido pela Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC e integra o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecno­logia Educacional – ProInfo Integrado. É voltado à formação de professores e gestores da educação básica de todo o país, visando à inclusão digital e social. Com o objetivo de ampliar o conhecimento e a discussão em torno do uso das tecnologias na escola, vários conteúdos foram abordados no curso, entre eles: Diferenças entre os sistemas operacionais; Criar pasta – Renomear – Salvar arquivos na pasta; Editor de Texto – Digitação e formatação de texto; Pesquisa de imagens na internet – como salvá-las; Redimensionar Imagens; Criar e-mail; Conhecemos alguns sites e blogs; Criar Blog (Postagens texto e imagens, postagem vídeos, lista de links e blogs,...); Youtube – pesquisar vídeos; Baixar Vídeos; Computação em Nuvem; Apresentação de slides – Dicas e construção; Pesquisar aulas no portal do professor; Onde encontrar músicas livres para cópia e compartilhamento; Picasa, entre outros. Agradecemos a participação dos professores e desejamos que o curso tenha contribuído para subsidiar algumas possibilidades em torno do trabalho pedagógico com o uso das tecnologias.