quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Curso TIC em Mata

No dia 19 de agosto aconteceu o terceiro encontro do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, na E.E.E.M. Dona Joaquina, em Mata. Os professores Phillip Ilha e Renato Miranda realizaram o encontro, que contou com a participação de onze professores pela manhã e doze à tarde.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Formação técnica-pedagógica dos NTE - RS

Texto e fotos: Profª Vanessa Roth
No período de 20 a 22 de agosto, a equipe do NTE Santa Maria participou da Formação Técnica-Pedagógica dos NTE do RS. A formação aconteceu no auditório Paulo Freire da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e teve vários assuntos abordados, entre eles: a troca de experiências e sugestões sobre os cursos do Proinfo. A PROCERGS, representada por Irjê Schmitz, realizou uma explanação dos projetos de rede que estão sendo implantados nas escolas estaduais. Os professores Phillip Ilha e Renato Miranda, do NTE Santa Maria, apresentaram a sugestão de uma nova imagem para utilização do GNU/LINUX XUBUNTU nos netbooks e LUBUNTU para os computadores do Proinfo, dos pregões mais antigos. A proposta tem o objetivo de facilitar a utilização do GNU/LINUX nas escolas, além de ser uma possibilidade de atualização de computadores com versões mais antigas do sistema operacional. Os professores apresentaram a imagem e mostraram como criar uma, como proceder a instalação da mesma e outros esclarecimentos de configuração. Os NTE de Cachoeira do Sul e Santana do Livramento apresentaram possibilidades de trabalho com o Projetor DIEBOLD, Projetor PRONACAMPO e a Lousa Digital. Ainda, a professora Mara Tavares, do NTE POA, falou sobre o Projeto Butiá e as ações conjuntas para o desenvolvimento de atividades educacionais na área da robótica livre nas escolas gaúchas.



quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Cursos TIC, IED e Palnilha Eletrônica em São Francisco de Assis


Texto: Profª Vanessa Roth
Ontem, 05 de agosto, a equipe do NTE realizou o quarto encontro dos cursos TIC e IED em São Francisco de Assis. Na Escola Laerte Jobim, trabalharam os professores Phillip Ilha e Vanessa Roth, com o curso TIC e com o curso IED respectivamente. Participaram do encontro, treze professores pela manhã e doze professores à tarde. Já o professor Renato Miranda trabalhou com os professores do Instituto Salgado Filho, realizando o terceiro encontro do curso Planilha Eletrônica, contando com a participação de seis professores pela manhã e oito à tarde. O próximo encontro dos cursos será dia 02 de setembro.



terça-feira, 5 de agosto de 2014

Curso Introdução à Educação Digital (IED) - Escola Maria Rocha

Texto: Profª Vanessa Roth
No dia 04 de agosto aconteceu o sexto encontro do Curso Introdução à Educação Digital (IED), na Escola Maria Rocha. O encontro pautou-se na revisão dos conteúdos desenvolvidos na aula anterior, baixar vídeos com o DownloadHelper e computação em nuvem, também os professores receberam as primeiras orientações para realização de uma boa apresentação, utilizando o PowerPoint. A aula foi ministrada pelos professores Phillip Ilha e Vanessa Roth e contou com a presença de nove professores. O próximo encontro será dia 18 de agosto.

Fotos: Profº Phillip Ilha