quarta-feira, 25 de junho de 2014

Curso TIC em Mata

Ontem, 24 de junho, ocorreu o segundo encontro do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, na E.E.E.M. Dona Joaquina em Mata. O planejamento do encontro teve como foco principal WebQuest, que é uma metodologia para se trabalhar a pesquisa orientada. Participaram do encontro dez professores pela manhã e treze à tarde, que foram orientados pelos professores Phillip Ilha e Vanessa Roth. O próximo encontro presencial será dia 15 de julho.



Fotos: Profª Vanessa Roth

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Curso Planilha Eletrônica na 8ª CRE


No dia 18 de junho, aconteceu o primeiro encontro do Curso Planilha Eletrônica para os professores da 8ª CRE. O curso aconteceu no laboratório do NTE e foi ministrado pelo professor Renato Miranda.


Fotos: Profª Vanessa Roth



terça-feira, 17 de junho de 2014

Curso Introdução à Educação Digital em Santa Maria

 Texto: Profª Vanessa Roth
No dia 16 de junho, realizamos o terceiro encontro do Curso Introdução à Educação Digital, na Escola Maria Rocha. No encontro iniciamos o assunto “Blogs: o quê? por quê? como?”, que tem por objetivo:

  • Reconhecer as principais características dos blogs;
  • Realizar o processo minimamente necessário para criação de um blog, percebendo algumas das suas possibilidades de ajustes e configurações;
  • Construir um repertório inicial sobre as possibilidades de escrita digital nos blogs;
  • Refletir sobre o papel dos blogs para a aprendizagem e comunicação na era digital.

Participaram da aula dezessete professores, que já começaram a construir seus blogs e publicar na web. O próximo encontro será dia 30 de junho.


Fotos: Prof. Phillip Ilha



quarta-feira, 11 de junho de 2014

Cursos em São Francisco de Assis

Ontem, dia 10 de junho, a equipe do NTE trabalhou com os professores de São Francisco de Assis. No Inst. Est. Educ. Salgado Filho aconteceu o primeiro encontro do Curso Planilha Eletrônica, com o professor Renato Miranda. Na Escola Laerte Jobim, aconteceram os cursos Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (manhã) e Introdução à Educação Digital (tarde) com os professores Phillip Ilha e Vanessa Roth.



Formação Continuada para os professores do Ensino Médio

O Departamento de Artes Visuais da UFSM em parceria com o NTE/PED/8ª CRE vai oferecer o Curso de Extensão: “Contribuições da Arte Interativa no ensino das TIC para a formação docente”. A Coordenadora do Projeto é a Profa. Dra. Andréia Machado Oliveira, do Departamento de Artes Visuais da UFSM.

O presente projeto de extensão “Contribuições da Arte Interativa no ensino das TIC para a formação docente” consiste em ações de formação continuada e qualificação dos profissionais do magistério da Educação básica pública para o uso das TIC, em especial técnicos educacionais do NTE e professores vinculados às Escolas de ensino médio da 8ª CRE de Santa Maria. 

Busca-se capacitar tais profissionais sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a fim de implementarem inovações tecnológicas nas respectivas escolas públicas. Entende-se que o campo da Arte Interativa pode contribuir de maneira privilegiada para o ensino das TIC, uma vez que trabalha com especificidades da linguagem hipermídia e hipertextual nas tecnologias digitais.

As etapas previstas do curso de extensão em 2014 consistem em:


  • Encontros de formação presenciais nas respectivas regionais do 8ª CRE, para apresentação do curso e abertura dos workshops online: dias 16/07; 17/07; 18/07;
  • Workshops online no ambiente Moodle: do dia 16 de julho a 28 de dezembro;
  • Orientação sobre projeto online no ambiente Moodle: do dia 16 de julho a 28 de dezembro;
  • Seminário presencial na UFSM: dias 06/10, 07/10 e 08/10.

Oferta: 150 vagas (limitadas aos professores regentes do ensino médio, nomeados e que tenham recebido o Tablet Educacional)
Modalidade:
EAD
 
Carga Horária: 160h (com certificação pela UFSM).
 

Os assuntos dos workshops previstos são:

  • “O uso de tablets em projetos de Realidade Aumentada”, profª. Andréia Machado Oliveira (UFSM);
  •  “O uso de tablets em Narrativas Digitais”, profª. Andréia Machado Oliveira (UFSM); 
  •   “O uso de tablets em projetos para Jogos Educacionais”, prof. Hermes Renato Hildebrand (UNICAMP) e profº. Daniel Paz de Araujo (SENAC SP)
  • “O uso de tablets e linguagem hipertextual”, profº. Jerônimo Tybusch (UFSM); 
  •  “O uso de tablets e narrativas sonoras”, profª. Raquel Guerra”;
  • “O uso de tablets e Montagem de documentário”, pesquisador Felix Rebolledo (Concordia University/Canadá); 
  •  “O uso de tablets e objetos de ensino-aprendizagem”, profa. Eunice Mussoi (UFRGS);
  • “O uso de tablets em projeto VJEdu”, pesquisador Julio Costa (UFRGS);
  •  “O uso de tablets em projetos com vídeo/cinema”, Marcelo Gobatto (FURG).
Todos os workshops ficarão disponíveis online no Moodle no dia 16 de julho, sendo que neste dia os mesmos serão apresentados, presencialmente, em um encontro de 4h nos polos regionais da 8ª CRE;

Os polos regionais serão definidos conforme o número de interessados;

A programação está sujeita a alterações, que serão informadas com antecedência.

As pré-inscrições deverão ser realizadas através do endereço:

http://migre.me/jBzGZ até o dia 20 de junho de 2014.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Formação Tablet Educacional em Júlio de Castilhos

No dia 05 de junho, realizamos a Formação Tablet Educacional em Júlio de Castilhos. O Inst. Est. Educ. Vicente Dutra sediou o encontro, que aconteceu nos turnos da manhã e tarde. A próxima formação será dia 26 de junho, no município de São Sepé.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Cursos em São Francisco de Assis

No dia 03 de junho, aconteceu o primeiro encontro dos cursos Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (manhã) e Introdução à Educação Digital (tarde), no município de São Francisco de Assis. Vinte e dois professores participaram do encontro presencial, sendo dez professores do curso TIC e doze professores do curso IED. Os próximos encontros acontecerão nos dias 10/06, 01/07, 05/08, 02/09 e 30/09, na E.E.E.F. Laerte Jobim.


terça-feira, 3 de junho de 2014

Curso Introdução à Educação Digital em Santa Maria

Texto: Profª Vanessa Roth 
Dia 26 de maio, iniciamos o Curso Introdução à Educação Digital (60h) em Santa Maria, na E.E.E.M. Profª Maria Rocha. No primeiro encontro apresentamos o ambiente colaborativo de aprendizagem aos alunos – e-Proinfo, bem como as funcionalidades do mesmo. No segundo encontro refletimos sobre as mudanças ocasionadas pelas tecnologias na sociedade, conhecemos as principais diferenças dos sistemas operacionais e trabalhamos com a formatação de texto e pesquisa de imagens na internet. Os encontros presenciais do curso acontecerão nos dias 26/05, 02/06, 16/06, 30/06, 14/07, 04/08, 18/08 e 01/09. 

Este curso tem como objetivo geral contribuir para a inclusão digital dos profissionais da educação, você professor e você gestor, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização dos recursos e serviços mais usuais dos computadores (sistema operacional Linux e softwares livres) e da Internet, levando-os a refletir sobre o impacto do uso das tecnologias digitais nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

Não se trata, portanto, de um curso que reduz o uso do computador a processos meramente operativos, embora reconheçamos que dominá-los é etapa necessária para a construção de esquemas mentais que facilitem seu uso. Trata-se de um curso que busca estimular você a refletir sobre o porquê e o para quê utilizar essas tecnologias, oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que fazem parte de sua prática docente.




Aplicativo Proteja Brasil


Reprodução do: www.protejabrasil.com.br/

O Proteja Brasil é o aplicativo para iPhone ou celular com sistema Android criado para facilitar denúncias e informar sobre violência contra crianças e adolescentes.

A partir do local onde o usuário está, o Proteja Brasil indica telefones e endereços e o melhor caminho para chegar a delegacias especializadas de infância e juventude, conselhos tutelares, varas da infância e organizações que ajudam a combater a violência contra a infância e adolescência nas principais cidades brasileiras. 

Para instalação no Android vá até a Google Play e procure o app Proteja Brasil.