segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Formação Pedagógica para os Assessores dos NTE

Texto: Prof.ª Vanessa Roth
Nos dias, 20, 21 e 22 de novembro, os assessores dos 30 Núcleos de Tecnologia Educacional participaram da Formação Pedagógica para os Assessores dos NTE, no Centro de Treinamento da PROCERGS em Porto Alegre. A formação foi planejada e organizada por um grupo de trabalho formado por representantes dos NTE e pela professora Maria Lucia Carneiro Pinto (Coordenadora Pedagógica do Programa Província de São Pedro – DP/SEDUC/RS). Participaram do GT os professores: Eliane Soares da Silva de Canoas, Liane Maria Silbach de Estrela, Joanirse de Lurdes da Rosa Ortiz de São Luiz Gonzaga, Nilzo Paulo Dias Machado de Cachoeira do Sul, Lisandra Sandini Beutler de Santa Rosa, Sirlei Maria Voos de Três Passos, Maritânia Bassi Ferreira de Pelotas, Silvana Pires Ferreira de Osório, Georgia Stella Ramos do Amaral de Santa Cruz do Sul, Renato Fumagalli Miranda de Santa Maria e Nilva Michelon de Vacaria. A programação buscou socializar conhecimentos e fomentar a troca de experiências entre os formadores dos NTE, as oficinas apresentadas foram: Apropriação tecnológica e uso pedagógico dos Netbooks (Tipologia 1x1); Uso pedagógico da lousa digital do Proinfo / Utilização do projetor Proinfo; Uso pedagógico do Tablet Educacional; Iniciação à Pesquisa Científica; Direitos Autorais; Cmap Tools, Popplet e Xmind; Rádio na Escola / Edição de áudio com Audacity; Edição de Vídeos com o OpenShot / Mostra de Vídeos. 

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Curso TIC em São Sepé - Último Encontro

Texto e fotos: Prof.ª Vanessa Roth
Seguindo nosso cronograma de trabalho, dia 14 de novembro, aconteceu o último encontro do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, com as turmas de São Sepé. Os cursistas receberam orientações sobre como pesquisar, organizar e indexar materiais didáticos digitais e foram informados sobre a certificação digital. Conforme planejado, o último encontro também contou com as apresentações de projetos educacionais, em andamento ou a serem desenvolvidos nas escolas. Um novo aprendizado só é significativo quando incorporado a nossa prática pedagógica, os projetos desenvolvidos e as atividades realizadas nas escolas nos indicam que o trabalho com as TIC pode motivar os alunos e despertar novas possibilidades.

Projetos apresentados:

Projeto: Os conceitos de beleza ao longo do tempo – Professoras Bianca Pires Schmidt, Carolina Bitencourt Becker e Liese Brum Gressler - I.E.E.Tiarajú – São Sepé.  

Projeto: Eu e minhas origens - Professoras Carmen Pinheiro Brum e Joice Pinheiro Brum - I.E.E. Tiarajú e CIEP - São Sepé.

Projeto: Bullying: brincadeiras que ferem – Professoras Ádila Boemo e Alzira Cunha Gomes - Escola Estadual de Educação Básica Francisco B. da Rocha – CIEP - São Sepé.

Projeto: Consciência Negra – Professoras Ana Paula Assunção e Janice Brum - E.M.E.I. Zeferina de Almeida Lopes – São Sepé.  

Projeto: Cultivando valores e bons hábitos – Professores Denize Leandro,     Clarice Kurtz, Felipe Prussiano, Jacira F. Chaves, Paula Jane Vaz - Escola Estadual de Educação Básica Francisco B. da Rocha – CIEP - São Sepé.

Projeto: Alimentação Saudável – Professora Mágila Ritter Corrêa - E.M.E.F Francisco Simões Pires – São Sepé.

Projeto: IMC Por ser um tema de necessidade para combater a obesidade – Professoras Marli Lorenzoni Zottele e Claudia Mara Stona – Escolas Rio Branco e Mário Deluy – São Sepé.

Projeto: Pedagogia de Projetos – Professora Rosa Pilar – Escola Mario Deluy – São Sepé.


 
















                                              
Licença Creative Commons

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Curso TIC em Santa Maria - Último Encontro

Texto e fotos: Prof.ª Vanessa Roth
Ontem, 12 de novembro, realizamos o último encontro do curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h), com as turmas de Santa Maria. Nesse encontro, os professores receberam orientações de onde encontrar objetos educacionais, como baixá-los e como organizar e indexar os materiais selecionados; apresentaram seus projetos educacionais (uma das atividades a distância do curso) e, também receberam informações sobre a certificação digital, como acessar e como pesquisar os certificados de cursos promovidos pela SEDUC.

Projetos apresentados:

Projeto: Mídias na Escola – Profº Renato de Carvalho Santos Silva – E.E.E.M. de Itaara – Itaara;

Projeto: O Tempo e o Vento – Profª Ana Maria Cezar Figueira - E.E.E.F. Florismundo Eggres Da Silva – Mata;

Projeto: Ensinar matemática de uma forma mais prazerosa para os alunos aproveitando uma relação com o tema sustentabilidade – Profª Cassandra Rodrigues dos Santos - E.E.E.M. Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco – Santa Maria;

Projeto: Valorização e Conservação do Patrimônio Público – Professoras Elaine Moreira, Ione Pinheiro, Maria Cristina Abreu, Paula Assumpção, Thaís Batistela Perez Tambesi e Vanessa Streb - E.E.E.M. Afonso Maurer – Toropi;

Projeto: Sistemas do corpo humano e as relações entre eles para manter a vida – Profª Suzana Nunes da Silva - E.E.E.F. João Belém – Santa Maria;

Projeto: Saúde Alimentar – Profª Marieta Garcia Tagarra – E.E.E.F. Joaquim José da Silva Xavier – Júlio de Castilhos.








quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Apresentações TCC - Pós em Coordenação Pedagógica

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica desenvolve-se no âmbito do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, vinculado à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – SEB/MEC. Destina-se à formação continuada e pós-graduada de profissionais que atuam em equipes de gestão pedagógica em escolas públicas.
A iniciativa do curso explicita o entendimento da SEB sobre a importância da formação continuada de Coordenadores Pedagógicos para o fortalecimento da educação inclusiva e da gestão democrática na educação pública brasileira.
Nesse sentido, esta formação proporciona o estudo de temas como Política Educacional, Gestão Democrática, Cultura e Currículo, Processos de Ensino-aprendizagem, Processos Comunicacionais, Planejamento e Avaliação, tendo como eixo da intervenção do Coordenador Pedagógico, enquanto integrante da equipe gestora da escola, a Organização do Trabalho Pedagógico.
O curso busca promover a integração dos conhecimentos, a partir do delineamento de princípios norteadores, sobre os processos de gestão e a organização do trabalho educativo, por meio de discussões e reflexões sobre a prática pedagógica à luz de um referencial teórico-metodológico fundamentado na perspectiva crítico-transformadora.
Fonte: http://www.ufrgs.br/EGcoordenacaopedagogica/escola-de-gestores

Texto e fotos: Prof.ª Vanessa Roth
O Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica – 1ª edição faz parte do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (SEB/MEC), na modalidade de ensino a distância e foi promovido pelo Departamento de Estudos Especializados - DEE, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenado pela Prof.ª Maria Beatriz Gomes da Silva. O NTE – 8ª CRE foi o polo do curso em Santa Maria, sendo assistente presencial do mesmo a Prof.ª Vanessa Juliane da Silva Roth. Conforme cronograma, nos dias 4 e 5 de novembro realizaram-se as apresentações dos TCC dos cursistas do Polo Santa Maria, que foi um dos maiores em número de participantes, 41 alunos apresentaram seus trabalhos, no Salão do Técnico da E.E.E.M. Prof.ª Maria Rocha. Orientaram os trabalhos e participaram da banca as professoras Fernanda Zorzi, Graziella Souza dos Santos e Monique Robain Montano. Agradecemos as escolas parceiras, que gentilmente cederam os espaços, para realização das atividades: Colégio Estadual Manoel Ribas, E.E.E.M. Cilon Rosa e E.E.E.M. Prof.ª Maria Rocha.

Abaixo os professores que participaram do curso e os títulos de seus trabalhos:

Cursista
Título do Trabalho
Alessandra Petzold Carloto
O Papel e a Importância do Coordenador Pedagógico na Escola
Angela Heinen Tura
A Importância das Relações no Ambiente Escolar e a Influência na Aprendizagem
Anizer Marian
Olhares e Sentidos sobre a Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno
Arcangela Maria Fantinel
O Professor e o Planejamento no Cotidiano Escolar.
Carmen Pinheiro Brum
A Afetividade e o Fazer Pedagógico
Claudia da Silva Teixeira
A Contribuição Social da Educação de Jovens e Adultos
Cléria Jucéli Montanher
Formação Continuada dos Professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini
Deise Lodetti Scalon
Função da Coordenação Pedagógica Escolar
Deise Renata Fidler Rios
A Importância da Interação Entre a Família e a Escola
Denise Flores da Silva
Gestão Democrática: Como engajar todos os sujeitos da comunidade.
Fátima Evanisa Santos Wegner
Formação Continuada, Gestão Escolar e Prática Docente
Flávia Regina Coradini
Inclusão Escolar: dificuldades, desafios e possibilidades
Irene Mathias Vargas
O Êxito da Progressão Continuada do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental - Uma Responsabilidade de Todos
Ivanir Maria Zanuzzi Londero
A Importância do Coordenador Pedagógico no Cotidiano Escolar
Jussara Farias Kohler
Família e Escola: Um Vínculo Necessário à Aprendizagem
Lenise Mari dos Santos Lima
Gestão Democrática e a Escolha de Diretores da Rede Municipal de Ensino De São Sepé – RS
Lílian dos Santos Menezes
A Importância do Lúdico na Aprendizagem nos Anos Iniciais do Instituto Estadual de Educação Assis Brasil
Lisiani Vicentina Gomes Pereira
Saberes e Prática Docente do Professor de Series Iniciais
Lucia Maria Pauli Kist
O Currículo Escolar Informado e Acompanhado pelos Alunos, Pais e ou Responsáveis
Marcia Anversa Coradini Foletto
O Papel do Coordenador Pedagógico Escolar
Marcia Appel Borges
PROVINHA BRASIL: intencionalidade e mobilização pedagógica
Márcia Helena Chaves Martins
Metodologia de Ensino e Aprendizagem: Relações e Possibilidades
Marcia Luiza Bulegon Balest
Desenvolvimento Emocional e Cognitivo e a Influência no Processo de Ensino e de Aprendizagem nos Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Maria Zeili de Oliveira Fajardini
O programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID e a contribuição da universidade na qualificação da educação na rede pública de Santa Maria,RS.
Mariangela Velasco Cargnelutti
O Direito de Aprender na Escola Pública
Marilin Dallanora Rubin
Aprendizagem no Ensino Médio
Marion Brum Pires
Dificuldades de Aprendizagem.
Marizete Lanes da Silveira
A (IN) DISCIPLINA NO CONTEXTO ESCOLAR: O papel de docentes e da Coordenação Pedagógica frente à relação aluno-professor
Marlene de Lourdes Bulegon Pilecco
Família na Escola
Marta Elena dos Santos Serra
Desafios e possibilidades na formação continuada
Marta Regina Fontoura
Implicações da Formação Continuada no Processo Educacional da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D’Ambrósio
Neide de Moura Lamberti
Eu Professor e o Meu Ambiente de Trabalho
Nise Miriam Schimidt Essy
INTERESSE ESCOLAR: Uma prática Possível
Noeli Homrich
Repetência e Evasão Escolar: Algo a Ser Investigado Fracasso Escolar - Omissão Nossa de Cada Dia
Rosane Paz Reis
O Conselho de Classe como contribuição para a melhoria da qualidade de ensino
Roselaine Clemente Bulegon
AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM: Opostos ou Complementares?
Sandra Regina de Alencastro Lima
Reestruturação Curricular: um desafio

Silvia Dorneles Silveira da Trindade
O Compromisso da Família na Construção de Regras Morais  de Convívio Social: Uma Ação complementada pela Escola
Simone Silva Londero
O COORDENADOR PEDAGÓGICO: entre a formação de professores e a prática pedagógica
Viviane Penteado Schroder
Comunidade Escolar e a Gestão Democrática
Viviani Giuliani Marques
O Coordenador Pedagógico na Educação Infantil