terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Mensagem de Natal

Projeto Valores

No curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC também foram desenvolvidos Projetos. Como estamos próximo ao Natal estamos compartilhando o projeto Valores, desenvolvido pela E.E.E.F. Dom Érico Ferrari de Nova Palma. Destacamos o uso de imagens (fotos) para representar cada valor estudado/praticado. Parabéns aos Professores, Alunos e Direção da escola.


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Alunos Produzem Telejornais

Os Alunos da 8ª da E.E.E.F. Carlos Gomes - Três Mártires - Júlio de Castilhos, desenvolveram um Projeto sobre Política e Cidadania. Nas aulas de Redação e Expressão - professora Elisabete Antonello Maffini -  foram criados os textos para um telejornal que foi apresentado na Hora Cívica da Semana da Pátria (2012).

Os alunos da E.E.E.F. Boca do Monte produziram um telejornal para mostrar a escola.


Projeto "Abrace Nossa Escola – subprojeto - "Como eu me Comunico?"
Prestigiem o telejornal da turma 41- este projeto visa chamar a atenção para a Escola Estadual Boca do Monte. QUEREMOS RECEBER INVESTIMENTOS! Temos espaço físico, muita disposição, mas nos falta recurso financeiro. Quem sabe com essa iniciativa sejamos vistos  E VALORIZADOS! Professora orientadora: Aurea Viegas Flores.


Curso Elaboração de Projetos - 2012

Em 2012 o NTE de Santa Maria desenvolveu cursos sobre a Elaboração de Projetos. Além do referencial teórico sobre os tipos de projetos pedagógicos foi incluído nos cursos um estudo comparativo entre o Referencial Teórico sobre Projetos e a proposta do Ensino Médio Politécnico. Os cursos foram ministrados por Mara Denize Mazzardo.

Alguns dos projetos desenvolvidos pelos cursistas:

Saúde Pública
E.E.E.B. Francisco B. da Rocha - CIEP São Sepé - RS 
Gislanda Bittencourt e Mariana Linhares 

Projeto Erva Mate
Colégio Manoel Ribas
Marcia Eliana Migotto Araujo

Drogas 
E.E.E.M. Mal. H. de Alencar Castelo Branco 
Cassandra Rodrigues Dos Santos

Contando e Recontando Fábulas Com o Auxílio das Mídias Digitais no Processo de Alfabetização
Daniela Correa Borges
EMEF J/ao CAIC Luizinho de Grandi e os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso.

Projeto “Unidos Pelo Bem Viver
Rosane Paz Reis
E.E.E.Médio Nossa Senhora das Vitórias - Cacequi /RS
Todos os professores e funcionários e todas as turmas 


Consumo Consciente de Alimentos - Como o consumo consciente pode influenciar na prevenção e promoção da saúde?
E.E.E.B. João XXIII – São João do Polêsine

Projeto Livro Digital: Lendo muitos.... Escrevendo o Nosso
O livro digital pode ajudar no processo de aquisição pelo gosto da leitura?
E.E.E. B Augusto Ruschi Local :Santa Maria – RS
Izabel Vieira da Silva

Paz em Todos os Momentos
Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi - Santa Maria/RS
Grace Raqel Möbs
 
Depoimentos de alguns alunos sobre o trabalho com projetos:

"Considero muito importante os professores poderem trabalhar mais com projetos, embora de início possa ser mais difícil, novo... E é isso que torna a atividade mais dinâmica e instigante. O professor deve estar sempre preparado para refletir sobre o que está sendo realizado, sua prática e, se necessário mudar. É preciso ter bem claro os objetivos e o porquê do projeto. É a partir da reflexão sobre a ação que o professor compreende sua própria prática.
Já trabalhei e continuo trabalhando com projetos em sala de aula. Porém meu trabalho era quase solitário. Gostaria que fosse compartilhado com mais colegas e assim poder compartilhar/discutir junto as angústias e os acertos, o que deu certo, o que deve ser mudado. Este curso serviu para ampliar ainda mais meu interesse em continuar trabalhando desta forma. E perceber que estou no caminho certo.
Também permitiu compreender os vários tipos de projetos, suas teorias e muitos outros questionamentos/dúvidas existentes quanto a elaboração de projetos.
Com a reformulação do ensino médio e a necessidade de se trabalhar com projetos de forma inter/multidisciplinar será possível um diálogo maior entre os professores e suas disciplinas e assim a melhora da qualidade de ensino em nosso país.
Penso que todos os professores deveriam fazer este curso e aprender a trabalhar com projetos com seus alunos.Afirmo isso porque sei o quanto é envolvente trabalhar desta forma. Você passa a conhecer melhor seu aluno, suas habilidades, dificuldades,criatividade, aprendem a trabalhar em equipe(grupo), buscam soluções no conjunto e desta forma tornam-se mais autônomos
."  (
Elaine Binotto Fagan)

"Projetos fazem parte do nosso cotidiano como professores, em todas as Escolas existem muitos projetos. De uma maneira ou de outra sempre estamos nos inserindo e desenvolvendo Projetos. Porém, este Curso nos aponta novos horizontes de como trabalhar a Pedagogia de Projetos, explorando os recursos tecnológicos que estão disponíveis na Escola.
No entanto é preciso conhecer e aprender como utilizá-los para fazer parte na prática pedagógica,envolvendo os alunos em situações para construir aprendizagem através da busca de informações ,desenvolvendo todas as habilidades necessárias para que no decorrer do processo seja valorizado suas descobertas e tudo que ele é capaz de produzir.
O que ficou bem claro e que passará a fundamentar a nossa metodologia de ensino é:
PERCEBER AS CARACTERISTICAS DO CURRÍCULO, ORGANIZADO POR MEIO DE PROJETOS COM O USO DAS TECNOLOGIAS e adaptar conforme o contexto social do aluno, envolvendo todas as áreas do conhecimento.
E assim, estou sempre disponível para aprender e oferecer situações que motivem e ajudem os meus alunos a serem autônomos na busca de conhecimentos tendo a prática da metodologia de Projetos para incrementar as aulas.
Enfatizo que é muito fácil trabalhar com os “pequenos” – séries iniciais com Projetos de acordo com a fundamentação teórica de Hernandez.
Desta forma procuro estar sempre bem preparada para mediar conhecimentos e tirar muito proveito da curiosidade , interesse e produções dos aluno. Pois tudo o que se ensina eles aprendem e dão bons resultados de aproveitamento.
" (Izabel Vieira Da Silva) 

"Com a implantação do Ensino Médio Politécnico, senti a necessidade da realização do curso para melhor entender como trabalhar com projetos. Até o momento eu havia participado na realização de alguns projetos, juntamente com colegas da escola. Acredito que a inclusão de projetos para o desenvolvimento das atividades pedagógicas seja importante, pois faz com que o aluno corra atrás de seus interesses, através de pesquisas, leituras, visitas, entre outras atividades que podem ser bastante relevantes para o aprendizado do aluno.
Através dos projetos, o aluno pode vivenciar a prática das disciplinas, fazendo com que haja um maior entendimento. É uma proposta que desacomoda, exige muito do professor, mas também, faz o trabalho ser mais prazeroso.
" (Marcia Luiza Bulegon Balest)


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Capacitação e-Proinfo para os NTE


No dia 12 de dezembro de 2012 o prof. Renato Miranda participou do curso de capacitação para a utilização da nova plataforma e-Proinfo, disponibilizada pelo MEC. Esse curso teve como objetivo fornecer subsídios para que os formadores possam interagir melhor com o novo ambiente e-Proinfo.

Ministraram o curso as professoras Maristela Luisa Stolz Brizzi do NTE Ijui, Sonia Mara Martins de Mattos Souza e Roselene Pan do NTE de Passo Fundo.
Durante o curso também foram apresentados os tablets que serão distribuídos para os professores do ensino médio.





segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Formação Continuada - Cursos Extensão Universitária

Estamos divulgando O Programa Apoio ao Professor, é um programa de extensão universitária para a formação continuada de professores e especialistas em educação de todo o Brasil. Totalmente gratuito, ele oferece cursos de extensão na modalidade a distância para qualquer educador ou educadora do país que busque o aperfeiçoamento e o crescimento profissional.

Elaborado por uma equipe multidisciplinar que reuniu educadores do Brasil e da Espanha, a formação tem um delineamento teórico-prático que aborda reflexões sobre o uso de novas tecnologias e os seus impactos na educação. O Curso é certificado pela Universidade Gama Filho e conta com o apoio da UNESCO da América Latina.



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Encerramento Curso de formação em Educomunicação - Edição 2012

Aconteceu hoje o encerramento do Curso de formação em Educomunicação – Edição 2012 e a inauguração oficial da Rádio e Jornal JB, na Escola João Belém. O curso iniciou em agosto e teve 13 encontros, que partiram do embasamento teórico, passaram por relatos de experiências e por oficinas voltadas para produção de trabalhos pelos cursistas. Os formadores responsáveis pela capacitação foram: Prof. Ms. Marcelo Dorneles Michel, Profª Drª Rosane Rosa, Profª Drª Vera Lucia Spacil Raddatz, Profª Eveline de Souza Eberle, Prof. Valnes Gamarra de Camargo, Profª Sali Wanir Antonini, Profª Franciele Linke, Profª Silvânia Neu, Profª Rosane Pendeza Callegaro, Profª Noeli Aguida Rodrigues, Profª Heloisa Scherer Correa, Paulo Roberto Aguiar Rodrigues (Coordenador da Rádio Comunitária Caraí), Jornalista Mariana Cervi Soares, Prof. Ms. Luciano Mattana e Prof. Ms. Renato Fumagalli Miranda. O último encontro oportunizou o compartilhamento dos trabalhos produzidos, a avaliação do curso e uma confraternização entre os envolvidos. A realização da Rádio JB foi um projeto construído durante o curso e concretizado no seu encerramento, a inauguração contou com a presença da comunidade escolar e dos envolvidos na formação em Educomunicação. Foi um momento de alegria, conduzido pelos alunos da escola e orientado pelos professores Paulo Ricardo Siqueira Pedroso, Simone Porto e Silva e direção da escola. O envolvimento dos alunos demonstra o quanto às tecnologias podem ser instrumentos motivadores do trabalho pedagógico. Desejamos que a iniciativa ganhe mais adeptos e, que outros possam construir novas maneiras de aprender e comunicar.

Texto e fotos: Profª Vanessa Roth

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Oficina Audacity (1º e 2º encontro) - Curso de formação em Educomunicação


No dia 20 de novembro aconteceu a Oficina de Audacity, sendo o quinto encontro do módulo de oficinas, do Curso de formação em Educomunicação – Edição 2012. O Projeto é uma parceria entre a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), a UFSM, o Centro Marista de Inclusão Digital (CMID) e a Rádio Comunitária Caraí. A oficina ocorreu no turno da manhã, na UFSM, primeiramente os participantes receberam um DVD com várias informações sobre o software e os aplicativos necessários para sua instalação, posteriormente o Profº Renato Miranda (NTE/8ª CRE) ministrou a oficina, dando explicações teóricas e orientando um trabalho prático de gravação e edição de áudio. A oficina contou com a presença de 14 professores e com a colaboração dos professores Vanessa Roth e Phillip Ilha (NTE/8ª CRE).


No dia 27 de novembro ocorreu o segundo encontro da Oficina de Audacity onde os cursistas terminaram a edição do arquivo de áudio e aprenderam a utilização de alguns filtros do Audacity.