segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Curso São Vicente do Sul - Segundo Encontro

No dia 26 de setembro tivemos o segundo encontro do Curso de Introdução à Educação Digital (40h) em São Vicente do Sul, ministrado para os professores do município. O professores experenciaram o programa TuxPaint, aprenderam a redimensionar fotos no KolourPaint, trabalharam com o Impress, navegaram pelo Portal do Professor, iniciaram a construção de um Blog, entre outros. Amanhã, 30 de outubro, teremos o terceiro encontro e contamos com a participação de todos. Abaixo algumas fotos tiradas pela Profª Vanessa Roth, no dia do curso.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Progestão Online Polo de Santa Maria - Segundo Encontro Presencial

No dia 23 de outubro de 2012 aconteceu o Segundo Encontro Presencial do Progestão Online, Polo de Santa Maria. Participaram gestores de Santana do Livramento, Alegrete, Uruguaiana, São Borja, Unistalda, Cachoeira do Sul, Arrioi do Tigre e Santa Maria. A abertura foi realizada pelo Coordenador Adjunto da 8CRE, professor Antonio Cezar, pelas representantes da SEDUC, Alessandra da Cunha Garcia Berbigier e Janir Abelim. Após a abertura a tutora, Mara Denize Mazzardo coordenou as atividades didáticas. No final da tarde a professora Leoneide Maria De Gregori, Diretora do Setor Administrativo da 8 CRE, falou sobre os cuidados com o planejamento e prestação de contas dos recursos financeiros. Participou também da aula presencial a representante da 24 CRE, professora Luciane de Oliveira Moraes.
Agradecemos a colaboração dos colegas do NTE, Vanessa e Renato e do setor Administrativo a Anelise e equipe, pelos serviços de apoio, imprescindíveis para o desenvolvimento das atividades.  
Nossos agradecimentos para a E.E.E. Médio Cilon Rosa que cedeu o Laboratório de Informática, espaço onde aconteceu a aula.

 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Encerramento do Curso de TICs

No dia 04 outubro de 2012 ocorreu o último encontro das turmas do curso "Tecnologias na educação: ensinado e aprendendo com as TIC" do polo de Santa Maria  e no dia 18 de outubro ocorreu o encerramento das turmas do polo de Faxinal do Soturno. As turmas do polo de Júlio de Castilhos o encontro final será dia 06 de novembro.
Parabéns a todos os professores, que concluiriam o curso, pela persistência e pelos trabalhos realizados.
Nosso agradecimento especial para a E.E.E. Básica Dom Antônio Reis de Faxinal do Soturno e a E. E. E. Fundamental Alberto Pasqualini, Júlio de Castilhos, pela acolhida e cedência dos laboratórios de Informática, onde realizamos as aulas presencias.

III Seminário Regional "Boas Práticas Digitais"

Ocorreu no dia 17 de outubro de 2012 o III Seminário Regional "Boas Práticas Digitais" em Estrela / RS. Participaram professores estaduais da Coordenadorias de Estrela, Cachoeira do Sul, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. O seminário iniciou com a palestra da Profª. Dr. Ana Cecília Togni e logo após ocorreram as oficinas de "Texto Didático Interativo", "Representações Gráficas - CmapTools", "Jornal na Escola – impresso, mural e online" e "Webquest". 
O NTE de Santa Maria ficou responsável pela oficina de de Webquest que foi ministrada pelas professoras Mara Denize Mazzardo e Heloisa Scherer Correa. 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Curso Coordenação Pedagógica - Aula RETP


Dia 10 de outubro tivemos o encontro presencial da sala Realidade Escolar e Trabalho Pedagógico (RETP), do Curso de especialização em Coordenação Pedagógica. A aula foi ministrada pelo Profº Jaime José Zitkoski no salão da Escola Cilon Rosa e contou com a presença de 42 cursistas. A sala é coordenada pelo professor Paulo Albuquerque e tem por objetivos específicos:
  • compreender os aspectos históricos, sociais, culturais, políticos e econômicos que norteiam o trabalho pedagógico, e considerá-los em suas análises;
  •  interpretar os dados oficiais sobre os programas para educação nos âmbitos dos sistemas educacionais;
  • identificar as políticas implantadas nas escolas;
  • organizar o trabalho pedagógico, fortalecendo a  gestão democrática da escola;
  • analisar questões como  violência e indisciplina existentes na escola e formas de autonomia e liberdade possíveis, tendo em vista a formação de sujeitos emancipados política e intelectualmente. 

O encontro foi acompanhado e fotografado pela Profª Vanessa Roth (Assistente Presencial do Polo Santa Maria).



 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Feliz Dia do Professor

Flores para comemorar o Dia do Professor!


Flores cultivadas e fotografadas por Mara Denize Mazzardo

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Seminário das Boas Práticas Digitais – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Suas Tecnologias

Caros Colegas

O NTE de Santa Maria juntamente com os NTEs de Estrela, Santa Cruz do Sul e Cachoeira promoverão o Seminário das Boas Práticas Digitais – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
O seminário acontecerá dia 17 de outubro (quarta-feira) em Estrela.

O NTE de Santa Maria oferecerá 20 vagas, sendo 5 em cada oficina pedagógica, que serão distribuídas pela ordem de inscrição no formulário eletrônico.
  • Os professores que participarem do seminário terão direito a meia diária (apresentando nota fiscal nominal ou cupom fiscal do almoço).
  • Aqueles que necessitarem deslocar-se até Santa Maria terão o ressarcimento de passagem, desde que apresentem os canhotos das mesmas.
  • Caso haja a necessidade de pernoite em Santa Maria para pegar o ônibus até Estrela, os professores terão direito a uma diária (apresentar nota fiscal nominal ou cupom fiscal do hotel ou de alimentação do dia 16/09/2012)
O ônibus sairá da 8ª CRE às 5h e 45min da manhã e retornará por volta das 17h.

A inscrição deve ser feita acessando o formulário eletrônico aqui.

Nos colocamos a disposição, para maiores esclarecimentos.

--------------------- PROGRAMAÇÃO  DO DIA 17/10/2012 -----------------

8 h e 30min – Credenciamento e café
9 h - Abertura
9 h e 20 min. - Palestrante
10 h – Início das oficinas

Oficina NTE-Estrela
Oficineiras: NTE-Estrela
Texto Didático Interativo - ÁREA: Ciências Humanas e Suas Tecnologias.

Oficina NTE – Santa Cruz
Oficineira: Lenir Maria Rossarola
ÁREA: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Tema da Oficina: Representações Gráficas – CmapTools

Oficina NTE – Cachoeira
Oficineiro: NTE-Cachoeira
ÁREA: Ciências Humanas e Suas Tecnologias
Tema da Oficina: Jornal na Escola – impresso, mural e online

Oficina NTE – Santa Maria :
Oficineira: Profª Mara Denize Mazzardo e Profª Heloisa Scherer Correa
ÁREA: Linguagens. Códigos e suas Tecnologias
Tema da Oficina: Webquest 

12 h – Almoço
13 h – Continuidade  das oficinas
15 h – Café
15 h e 10 min – Relatos das oficinas
17 h - Encerramento

Equipe do NTE de Santa Maria
nte-santamaria@educacao.rs.gov.br
(55) 3222-4025 ou (55) 3222-6066