sexta-feira, 20 de julho de 2012

GeoGebraTube

Uma dica do blog  Espaço dos Implementadores de Informática é o repositório de recursos do GeoGebra. São aproximadamente 12548 construções desenvolvidas por pessoas de diversos países. No endereço  www.geogebratube.org está disponíveis as instruções de como baixar, incorporar ou compartilhar as construções.
  1. Dê uma olhadaUse a pesquisa acima ou abaixo das tags para encontrar o caminho de nossos 12548 materiais que você está procurando. Você também deve ajustar suas configurações de idioma para ver a sua seleção preferida de materiais. 
  2. LoginUse o loguin do fórum de usuário do GeoGebra ou uma conta do Google, Facebook ou Twitter para registrar no GeoGebraTube para e armazenar seus materiais favoritos ou criar uma nova conta agora.
  3. Compartilhar um materialCompartilhe suas construções do GeoGebra com outros usuários, seus alunos ou apenas para acessá-los em qualquer lugar que você vá. Você também pode exportar seus arquivos do GeoGebra diretamente.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Inscrição Curso Elaboração de Projetos - Turmas Segundo Semestre 2012


O curso destina-se aos professores da rede pública que pertencem a região de abrangência da 8ª CRE-RS. (Cacequi, Dilermando de Aguiar, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jaguari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Quevedos, Santa Maria (somente professores da rede estadual), São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi e Vila Nova do Sul). 
 
Turmas prevista para iniciar no 16 de agosto de 2012. As aulas presenciais serão no NTE - Santa Maria nas seguintes datas: 13 de setembro, 25 de outubro  e 22 de novembro/2012. 
 
Turma 3/2012 quintas-feiras Turno Manhã - NTE (18 vagas) 
 
Turma 4/2012 quintass-feiras Turno Tarde  - NTE (18 vagas) 
 
Previsão de um encontro presencial mensal no NTE de Santa Maria (totalizando 4 encontros) 
 
O curso "Elaboração de projetos tem como objetivo propiciar aos professores e gestores de escola o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola. 
 
Conteúdos: 
Eixo 1: Projeto - Projeto: visão histórica - Projetos e o uso de Tecnologias - Distintas instâncias de projeto na escola - Pedagogia de Projetos e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem - Exemplos de projetos - Elaboração de projetos (roteiro) 
Eixo 2: Currículo - Currículo (concepções e tendências) - Integração de tecnologias ao currículo - Currículo por projetos - Projetos desenvolvidos em outros contextos educativos - O desenvolvimento do projeto na sala de aula 
Eixo 3: Tecnologia - Projetos e tecnologias: abrindo as fronteiras do currículo - Currículo na ação - Cartografia cognitiva e mapas conceituais 
 
Critérios de seleção: 
1º) Ter conhecimentos básicos em Informática e Internet (Curso Introdução à Educação Digital ou outro similar)
2º) Ser professor regente. 
3º) Professores que atuam em setores. Neste caso, como existem atividades a serem realizadas com alunos, deverão ter disponibilidade de tempo para a realizar as atividades em sala de aula em conjunto com um professor titular. 
Carga Horária: 40 h - 16 h Presencial (4 encontros presenciais de 4 h) e 24 a Distância utilizando um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (Internet).
 

Seminário Regional de Boas Práticas Digitais


No dia 11 de julho aconteceu o Seminário Regional de Boas Práticas Digitais, realizado pelos NTE’s de Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Estrela e Cachoeira do Sul/SEDUC-RS. O Seminário teve apoio da UNISC, que sediou o evento. Deste participaram professores de matemática e ciências da rede estadual, das quatro coordenadorias envolvidas. A programação contou com palestra da Profª Ma. Rute Vera Maria Favero (Professora e Coordenadora de Suporte Pedagógico às Plataformas EaD – UFRGS), oficinas: Planilha Eletrônica – NTE Santa Cruz - Profª Cláudia da Luz, Objetos Educacionais – NTE Cachoeira - Profº Nilzo Paulo Dias Machado, QR Code no Ensino de Ciências – NTE Estrela, Fabiola Cardoso e Kelen Paula Battisti Giongo, Geogebra – NTE Santa Maria - Profª Ma. Josiane Bortolini Teixeira e palestra com a Profª Esp. Maria Rita Peroni (Docente Escola de Gestores MEC/UFRGS e Coord. Pedagógica da Escola de E.B. Educar-se – UNISC). No encerramento ocorreu a socialização das oficinas com um relato dos participantes, bem como a divulgação do próximo seminário regional que se realizará em Estrela. 


segunda-feira, 9 de julho de 2012

NTE ministrará Oficina de Blog na FEICOOP

Nos dias 13, 14 e 15 de julho acontece a 19ª FEICOOP em Santa Maria/RS. A feira caracteriza-se por ser o “Maior evento da economia solidária da América Latina” e acontece no Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. A 8ª Coordenadoria Regional de Educação participará pelo segundo ano e o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) ministrará pela segunda vez Oficina de Blog para os participantes do evento. A oficina realizar-se-á no sábado (14/07) às 14 horas, no laboratório de informática da E.E.Educ. Básica Irmão José Otão. As inscrições deverão ser realizadas no local.


Escola de Gestores - Sala Projeto Vivencial - II

No dia 06 de julho de 2012 aconteceu o encontro presencial da Sala Projeto Vivencial - II da Escola de Gestores, no salão da Escola Estatual Cilon Rosa. 
A sala é coordenada pela profª Maria Beatriz Gomes Silva e o professor da sala no polo de Santa Maria é Rafael Arenhaldt.
Nesta sala o cursista "baseado em uma concepção democrática de gestão escolar, poderá discutir o papel do gestor escolar e o Projeto Político Pedagógico (PPP), principal instrumento da gestão democrática da escola, abordando seus fundamentos teórico-metodológicos, etapas de elaboração, de implementação e de avaliação. Esse estudo ocorrerá em estreita relação com a análise da experiência de sua escola com o PPP, resultando dessa análise, uma proposição para um projeto de intervenção." (Fonte: moodle3.mec.gov.br/ufrgs/).

domingo, 8 de julho de 2012

Seis mil computadores no Brasil serão desconectados na segunda-feira


Mais de seis mil computadores no Brasil que foram afetados pelo vírus DNSChanger (trocador de DNS), criado para direcionar os internautas para páginas falsas, serão desconectados da internet nesta segunda-feira. A medida é do FBI, a polícia federal norte-americana. 
O desligamento acontece após decisão da Justiça por causa do DNSChanger. A solução é temporária e permitirá que as vítimas de computadores afetados pelo vírus providenciem a limpeza dos seus computadores e restaurem a configuração normal do DNS de sua máquina.
Com a medida, milhares de pessoas podem ficar sem acesso à internet. O número é estimado em 350 mil. O Brasil é o décimo terceiro país com máquinas infectadas, com 6.074 no total. Em primeiro lugar, vem os Estados Unidos, com 69.517, seguido da Itália, com 26.494.
O DNS (Domain Name System, Serviço de Nomes de Domínio em português) é importante porque funciona como um tradutor para a comunicação em rede de computadores. Existem vários endereços na internet de empresas de segurança que permitem o internauta fazer o teste para verificar se corre o risco de ser direcionado para páginas falsa na internet por meio do DNSChanger.
O FBI indica o próprio www.dcwg.org como alternativa. Outro link divulgado pelo órgão de segurança dos Estados Unidos é o https://forms.fbi.gov/check-to-see-if-your-computer-is-using-rogue-DNS. Caso encontre problemas, o usuário do computador deve procurar a empresa que fornece o serviço de acesso para receber orientações.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Produções dos Professores Participantes do Curso TIC

Algumas produções dos Professores participantes do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, Turmas 2012, dos polos de Santa Maria, Faxinal do Soturno e Júlio de Castilhos. O curso é ministrado por Mara Denize Mazzardo e Renato Fumagalli Miranda.

WebQuest:


Números Inteiros - Sali Wanir Antonini - São Pedro do Sul

Pré-Modernismo - Heloisa Scherer Correa
- Santa Maria

Acordo Ortográfico - Patrícia Giuliani de Morais
-São Sepé

Quem Veio Antes?
Noeli Aguida Rodrigues - Santa Maria

Globaliazação -
Dileta Siqueira Behr - Santa Maria

Mercado de Trabalho   - Marli Ferraz Dos Santos  - Santa Maria



Beleza pelo uso da química - Webquest elaborada por Sandra Luiza Bisognin Felice - São João do Polêsine

Lixo e Reciclagem - Ana Paula Maidana e Elisabete Antonello Maffini - Júlio de Castilhos

Proporção e Escala  - Webquest elaborada por Meire Cortês - Júlio de Castilhos


A Geometria e as Placas de Trânsito - WebQuest elaborada por Rosmaria Cielo Borin

Mapas Mentais: