terça-feira, 26 de junho de 2012

Seduc reúne tutores do curso Progestão Online

Para avaliar o andamento do curso Progestão Online no primeiro semestre e planejar a ação do restante de 2012 estão reunidos na Capital nesta segunda-feira (25), sete tutoras do curso e representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Participam do Programa Progestão Online em 2012 representantes de 82 escolas. No total, são 246 cursistas, distribuídos em sete polos (Passo Fundo, Santa Maria, Ijuí, São Leopoldo, Pelotas, Porto Alegre e Caxias do Sul), totalizando oito turmas.



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Seminário de Boas Práticas Digitais


Caros Senhores(as)

Comunicamos que o NTE de Santa Maria está abrindo as inscrições para participação do Seminário de Boas Práticas Digitais, que acontecerá em Santa Cruz do Sul no dia 11 de julho de 2012.  Serão disponibilizadas 20 vagas para professores estaduais, da região de abrangência da 8ª CRE, sendo 10 para matemática e 10 para ciências, estas vagas serão distribuídas para as 20 primeiras inscrições válidas.
  
Cada escola poderá inscrever dois professores, um de matemática e outro de ciências, estes participarão de palestras e oficinas que serão realizadas na UNISC. 

Os professores selecionados terão direito a transporte,  que sairá de Santa Maria (8ª CRE) às 6h indo até Santa Cruz do Sul (UNISC) e retornando às 16h, meia diária e certificado de participação. Informamos ainda, que não há verba para ressarcimento de passagem, portanto aqueles professores de fora de Santa Maria, que quiserem participar, terão que arcar com as despesas de transporte até a sede.

A programação do seminário será enviada para o e-mail particular do professor.

Inscrições Encerradas

Nos colocamos a disposição, para maiores esclarecimentos.
Atenciosamente,

Equipe do NTE de Santa Maria
nte-santamaria@educacao.rs.gov.br
(55) 3222-4025 ou (55) 3222-6066

terça-feira, 19 de junho de 2012

Criando Objetos de Aprendizagem em HTML com GeoGebra

Postagem original do: http://iaesmevr.blogspot.com.br/
No GeoGebra, vamos mostrar nesse tutorial a como criar atividade para ser executada pelo navegador web. O que popularmente é chamado de applet. A vantagem é poder utilizar o exercício em navegação offline, sem ter conexão com a internet. O implementador deverá fazer uma parceria com o professor de matemática da escola e mostrar o programa, pois o professor da disciplina poderá associar o seu conteúdo com as funcionalidades do sistema. Após a parceria criada basta utilizar a criatividade e incrementar as aulas no laboratório com o Geogebra. Conheça o Instituto GeoGebra-RJ.



Postado originalmente por Projeto VRlivre em http://iaesmevr.blogspot.com

Tutorial - Introdução ao tratamento de imagens com GIMP 2.8

Postagem original do: http://iaesmevr.blogspot.com.br/
Introdução ao tratamento de imagens com GIMP 2.8, mostraremos de forma bem simples como fazer 10 efeitos bem interessantes e úteis no seu dia a dia para serem usados com diversas imagens.


Postado originalmente por Projeto VRlivre em http://iaesmevr.blogspot.com

Tutorial - Fazendo um informativo com Scribus

Postagem original do: http://iaesmevr.blogspot.com.br
Tutorial feito pela Suellem, que ensina como produzir um Informativo usando o poderoso Software de diagramação eletrônica SCRIBUS, foi o mesmo material que ela deu a oficina em nossa III Maratona de Software Livre.



Postado originalmente por Projeto VRlivre em http://iaesmevr.blogspot.com

Oficina Blog - Microrregião 1

No dia 15 de junho, realizamos uma Oficina sobre Blog no Instituto Federal Farroupilha de São Vicente do Sul. O trabalho visa incentivar o uso de Blogs como recurso pedagógico, meio de divulgação das ações da escola e interação com a comunidade escolar. A iniciativa da proposta foi do Setor Pedagógico da 8ª CRE, coordenado pelo Profº Rogier Menezes. Neste primeiro encontro, participaram as escolas pertencentes à Microrregião 1, que abrange os municípios de Cacequi, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis e São Vicente do Sul. A oficina foi uma parceria entre o NTE e a TV OVO e, foi ministrada pelos professores Vanessa Juliane da S. Roth, Angelo Pedro Cassol Filho (NTE) e Júlia Mello Schnorr (TV OVO).



domingo, 17 de junho de 2012

sábado, 16 de junho de 2012

3º EIEMAT

No período compreendido entre os dias 01 e 03 de agosto de 2012, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estará promovendo a 3a ESCOLA DE INVERNO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Assim como as duas edições anteriores, essa Escola será organizada pelo Curso de Matemática, pelo Curso de Especialização em Educação Matemática, ambos do Centro de Ciências Naturais e Exata (CCNE) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Centro de Educação (CE).
Esses eventos ocorrem, desde 2008, no Campus da UFSM, em anos pares, nos meses de julho e/ou agosto e, preferencialmente, na semana que antecede o início do segundo semestre letivo do ano de sua realização. 
Quanto aos seus objetivos, esses eventos visam a congregar professores de Matemática dos ensinos fundamental, médio e superior, alunos de cursos de licenciatura em Matemática e de Pedagogia e estudantes e professores de Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e áreas afins para discutir questões teórico-metodológicas relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem das matemáticas na Educação Básica e questões relativas ao processo de formação—inicial e continuada—do docente de Matemática desse nível de ensino; compartilhar reflexões acerca de experiências vividas nesse processo em diferentes momentos históricos e divulgar trabalhos acadêmicos na área da Educação Matemática com vistas a—e, principalmente—fomentar pesquisas nessa área de inquérito.

Inscrição, programação e mini-cursos estão disponíveis aqui

domingo, 3 de junho de 2012

Curso BrOffice/LibreOffice (SERPRO)

O Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), disponibilizou uma série de cursos livres em Moodle (que pode ser acessado no endereço http://www4.serpro.gov.br/inclusao/conteudos-educacionais-livres).
Estamos disponibilizando aqui os vídeos do curso de BrOffice, contidos no curso de Moodle do SERPRO, para que possa ser acessado sem cadastro, diretamente do navegador. É necessário um navegador com suporte a vídeo HTML5, como o Firefox ou o Chrome. Acesse os vídeos aqui.