segunda-feira, 28 de maio de 2012

Tecnologia

Ilustação: editoria de arte
Como utilizar o computador, a internet, blogs, podcasts, projetores, câmeras e outras engenhocas da modernidade para ensinar ainda melhor os conteúdos curriculares de cada disciplina. Navegue nos mais de 80 links abaixo e faça um upgrade nas suas aulas.

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Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/tecnologia/

domingo, 27 de maio de 2012

Primeiro Encontro Presencial Progestão Online - Polo de Pelotas

Aconteceu no dia 25 de maio de 2012 o Primeiro Encontro Presencial do Progestão Online, Turma do Polo de Pelotas. A aula foi ministara pela tutora da turma, Mara Rosana Rosa Foltz e Mara Denize Mazzardo tutora do Polo de Santa Maria com apoio técnico do NTE de Pelotas, local onde aconteceu o evento.

A turma é formada por 26 gestores de 3 CREs e 9 escolas:
5ª CRE – Pelotas  - 13ª CRE – Bagé - 18ª CRE - Rio Grande
18ª CRE
Rio Grande
“Noiva do Mar”
E.E.E.F. José Mariano de Freitas Beck - CIEP
Município de Rio Grande
13ª CRE – Bagé
"A rainha da fronteira"
E.E.E.M. Silveira Martins - Bagé
C.E. Waldemar Amoretty Machado - Bagé
E.E.E.M. Jerônimo Mércio da Silveira - Candiota
Candiota
“Capital Nacional do Carvão”
5ª CRE – Pelotas
"Princesa do Sul"
Capital Nacional do Doce!
Escola Estadual de Ensino Médio Dr Amilcar Gigante
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Antônio Zattera
E.T.E.C. Canguçu
Canguçu
"Princesa dos Tapes"



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Primeiro Encontro Presencial Progestão Online Polo Santa Maria

Aconteceu no dia 23 de maio de 2012 o Primeiro Encontro Presencial do Progestão Online, 2012/2013, no Polo de Santa Maria. O Progestão Online é um curso, na modalidade a distância, para gestores das escolas públicas do país. É uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – CONSED. A implementação é realizada com a parceria das Secretarias de Educação dos Estados, que implementam as ações do programa dentro de suas orientações locais e de suas políticas, Instituto Razão Social, CREs e NTEs.
No RS temos 8 turmas totalizando 246 cursistas, sendo Polos as seguintes cidades
            Porto Alegre (2 turmas)
            Caxias do Sul
            São Leopolodo
            Passo Fundo
            Santa Maria
            Ijuí
            Pelotas.

No Polo de Santa Maria a turma é formada por 33 gestores de 5 CREs e 13 escolas
8ª CRE – Santa Maria
10ª CRE – Uruguaiana
19ª CRE – Santana do Livramento
24ª CRE – Cachoeira do Sul
35ª CRE – São Borja 
Escolas Participantes
35ª CRE
E. E. Básica João Aquino
                        Município de Unistalda
10ª CRE – Uruguaiana

E.E.E.F. Iris Valls do município de Uruguaiana
E.E.E.F. Arthur Hormain do município de Alegrete

19ª CRE – Santana do Livramento
E. E. E. Fundamental Moysés Vianna
C. E. Alceu Wamosy
E. E. E. Médio Nossa Sra. do Livramento
Todas do Município Santana do Livramento, “A Fronteira da Paz”

24ª CRE  Cachoeira do Sul
E.E.E. Fundamental Zilah da Gama Mór  - Cachoeira do Sul
E. E. E. Fundamental São João Batista de La Salle   - Arroio do Tigre

8 CRE – Santa Maria
E.E.E.F. Professora Celina de Moraes
E.E.E.M. Dom Antônio Reis
C.E. Professora Edna May Cardoso
I.E.E. Olavo Bilac
E.E.E. Básica Padre Marcelino Copetti - Ivorá 

Coordenadora no RS: Daniela Borba Bürgie 
Tutora: Mara Denize Mazzardo 

Abertura - Professora Leoneide Maria De Gregori Diretora do Setor Administrativo da 8 CRE, Professor
Tarcisio Ceolin Diretor C.E. Manoel Ribas e Professora Luciane de Oliveira Moraes Representante da 24 CRE
Apresentação dos cursista


Apresentação dos cursistas
Professora Vanessa responsável pelo cerimonial de abertura

Professor Renato - Apoio Técnico NTE


Professora Mara, Daniela e Antonio Cesar Coordenador Adjunto 8CRE com os cursistas














Alunos realizando as atividades no Ambiente


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Matemática Multimídia - M³

"Esse é o portal principal para a coleção M³ Matemática Multimídia que contém recursos educacionais multimídia em formatos digitais desenvolvidos pela Unicamp com financiamento do FNDE, SED, MCT e MEC para o Ensino Médio de Matemática no Brasil. São mais de 350 recursos educacionais no formato de vídeos, aúdios, softwares e experimentos, que estão licencidados sob uma licença Creative Commons - é permitido copiar, distribuir, exibir, executar a obra e criar obras derivadas, mas não é permitido o uso comercial ou o relicensiamento sobre uma licença mais restritiva." (Fonte: http://m3.ime.unicamp.br/)

Recursos educacionais de Matemática

"Este repositório reúne de maneira organizada vários recursos educacionais (objetos de aprendizagem) multimídia disponíveis gratuitamente na internet para uso do professor e do estudante de Matemática. São mais de 150 recursos educacionais entre áudiosvídeossoftwarestextos e experimentos práticos."

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Curso de Introdução à Educação Digital


Dia 11 de maio estivemos na Esc. Afonso Maurer, em Toropi, para instalação e atualização de programas nos computadores do laboratório, com o objetivo de facilitar a realização das atividades propostas.

Na mesma escola, no dia 15 de maio, realizamos a terceira aula do Curso Introdução a Educação Digital (40h), ministrada pelos professores Vanessa Roth e Angelo Pedro Cassol Filho. Nesta aula, os professores aprenderam a constituir um blog, que pode vir a subsidiar atividades pedagógicas com os alunos, também desenvolveram atividades no Excel (tabelas e gráficos), com o objetivo de auxiliar na elaboração e planejamento das aulas, entre outras atividades. Os professores deverão realizar uma aula com seus alunos, com a utilização de recursos tecnológicos, com a finalidade de colocar em prática conteúdos desenvolvidos no curso. 
No dia 11 de maio com a Diretora da Escola Ângela Kurz

Professores e alunos do curso

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Encontro presencial da Escola de Gestores


No dia 3 de maio de 2012 ocorreu o encontro presencial da “Sala Ambiente Políticas e Gestão na Educação” do Curso Escola de Gestores. “Esse eixo do curso tem como objetivo a reflexão teórica e prática sobre as políticas e gestão na educação norteadas por valores democráticos e sobre as políticas de educação e organização dos sistemas de ensino no Brasil. Iremos conhecer o ordenamento jurídico-político no qual se assentam a educação e a escola, bem como os planos, programas, projetos que a elas se vinculam, a partir de uma perspectiva de produção do conhecimento. Nessa direção, desenvolveremos uma postura investigativa que conduza a uma compreensão mais abrangente dos princípios e mecanismos da gestão democrática, que implicam ações e decisões participativas e colegiadas, tanto no âmbito das unidades escolares quanto na organização dos sistemas de ensino.”(Fonte: Material do Curso)            
O encontro teve a coordenação da Profª Daniela de Oliveira Prires e do assistente presencial do polo Prof. Renato Miranda.