quarta-feira, 25 de abril de 2012

Aniversário de 50 anos da EEEB Dom Antônio Reis


A Escola Estadual de Educação Básica Dom Antônio Reis está comemorando o aniversário de 50 anos. Veja o  >> convite  <<

TIC 2012 - 2º Encontro Presencial

Ocorreu nos dias nos dias 17, 19 e 24 de abril os 2ª encontro presencial das turmas participantes do curso "Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC", nos polos de Santa Maria, Faxinal do Soturno e Júlio de Castilhos. Neste encontro foi desenvolvida a oficina de edição colaborativa de blog. Os links para acessar os blogs são:

TIC 100h - Turmas de Santa Maria
TIC 100h - Turmas de Faxinal do Soturno
TIC 100h - Turmas de Júlio de Castilhos


sábado, 21 de abril de 2012

Reunião Tutoras Progestão Online RS

No Dia 20 de abril de 2012 aconteu em Porto Alegre, na SEDUC, reunião das Tutoras do Progestão Online RS com a equipe de Apoio à Gestão Escolar e Equipes Diretivas. Foram defindas as datas e a pauta do primeiro Encontro Presencial das 8 Turmas do RS que aconterão no mês da maio: 
Polos e Tutoras:
Porto Alegre Maria Beatriz Silva de Andrade
São Leopolodo: Janine Elisabete Fraga Ribas
Caxias do Sul: Sônia Inês Ferronatto
Pelotas: Mara Rosana Rosa Foltz
Passo Fundo: Sonia Mara Martins de Mattos Souza
Ijuí: Maristela Brizzi
Santa Maria: Mara Denize Mazzardo





sexta-feira, 20 de abril de 2012

Professores de matemática podem fazer mestrado a distância



Brasília, 02/04/2012 - Professores de matemática que lecionam em escolas públicas poderão se inscrever em maio deste ano no único mestrado profissional semipresencial recomendado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O edital do exame de ingresso para a turma de 2013 tem previsão de 1.575 vagas.
Os professores precisarão fazer uma prova e os selecionados receberão uma bolsa da Capes no valor de R$ 1.200. Atualmente 2.500 professores da rede pública estão no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), que é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Participam do programa 59 instituições de ensino superior nas cinco regiões,  num total de 74 polos presenciais.
O mestrado tem duração de dois anos e a tese final obrigatória é uma monografia sobre experiência de matemática do ensino básico que tenha impacto na prática didática em sala de aula. Em fevereiro de 2013, cerca de mil professores inscritos na primeira chamada do programa, em 2011, concluirão o mestrado.
Antonio Cardoso do Amaral, 32 anos, é professor há uma década na rede pública em Cocal dos Alves, cidade a 300 km de Teresina (PI) e que ganhou destaque pela conquista de medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). "Quando o aluno tem talento, o professor tem de estar preparado porque senão ele ultrapassa quem ensina", afirma.
Em contrapartida ao investimento do governo federal, os professores bolsistas devem atuar na escola pública nos cinco anos seguintes após a conclusão do mestrado. A prioridade do Profmat é para professores de escolas públicas, mas 20% das vagas poderão ser preenchidas por docentes da rede privada.
Hoje a Capes tem 380 mestrados profissionais no país com 13 mil alunos matriculados. No entanto, na modalidade semipresencial, o Profmat é o único. O diretor de educação a distância da Capes/MEC, João Carlos Teatini, acredita que a expansão dessa modalidade será acelerada no país. Programas de mestrado profissional semiprofissional em outras áreas de ensino, como letras e química, estão em estudo na Capes.
Ouça o diretor de educação a distância da Capes/MEC, João Carlos Teatini, sobre o Profmat.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Seminário "Tecnologias Digitais em Contextos Educacionais"

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através do Departamento de Logística e Suprimentos (DLS), promoveu o seminário “Tecnologias Digitais em Contextos Educacionais”, de 12/04 a 13/04, no Centro de Treinamento da Procergs. O emprego das tecnologias digitais na educação foi o tema da formação. O evento foi voltado para a capacitação das equipes dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs), vinculados as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
Na abertura do Seminário a diretora do DLS, Ana Cláudia Figueroa, enfatizou a preocupação com a sustentabilidade, já que o lixo eletrônico é altamente tóxico e representa um grave problema ambiental. Ainda discorreu sobre o emprego das tecnologias digitais, a "Tecnoaula".

Durante o encontro, foram realizadas oficinas tecnológicas, que contaram com kits de robótica para utilização pelos participantes. O evento teve como parceiros o Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Grupo de Pesquisa Educação Digital do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos e a ONG One Laptop per Child. (OLPC). No encerramento do evento, tivemos a fala da pesquisadora Dra. Léa Fagundes, coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da UFRGS. O NTE da 8ª CRE foi representado pelos professores Angelo Pedro Cassol, Renato F. Miranda e Vanessa J. S. Roth.

Santa Maria sedia o I Encontro de Educomunicação da Região Sul


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), através da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM promovem nos dias 24 e 25 de maio o “I Encontro de Educomunicação da Região Sul – I Educom Sul” em Santa Maria.

O objetivo do I Educom Sul é proporcionar a ampliação do debate acerca das práticas educomunicacionais que vêm sendo desenvolvidas nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Além de possibilitar o compartilhamento de experiências vivenciadas e dos resultados obtidos nos programas federais Mais Educação, Conexão de Saberes (MEC), Novos Talentos (Capes) e outras iniciativas que envolvem os campos da educação e da comunicação.
Na ocasião haverá espaço para a apresentação e discussão de trabalhos desenvolvidos dentro da temática da educomunicação. A inscrição de resumos poderá ser feita até 25 de abril. Os trabalhos selecionados serão divulgados a partir do dia 27 de abril. O envio de trabalhos completos encerra no dia 10 de maio. Além destas modalidades de participação, os interessados poderão se inscrever como ouvinte até 15 de maio. As inscrições e mais informações poderão ser obtidas através do site http://www.ufsm.br/educom.
Fonte: http://www8cre.blogspot.com.br/2012/04/santa-maria-sedia-o-i-encontro-de.html

sábado, 14 de abril de 2012

Conclusão de Curso

No Dia 13 de abril de 2012 acontecu a última aula do curso Introdução à Educação Digital - Turma 55 - formada por Professores Municipais de Júlio de Castilhos que participam do Programa Escola Ativa. Estes professores além do desafio de realizar atividades didáticas mediadas por tecnologias enfrentam também o desafio de trabalhar em escolas rurais que não possuem acesso à Internet. Uma alternativa de trabalho é utilizar Recursos Educacionais Digitais disponíveis na Internet e que possibilitam o Download. Utilizam também os Recursos Educacioanis do Linux e as Ferramentas de Produtividade (editor de texto, apresentação, imagem).

Alunos e Professora Mara

sábado, 7 de abril de 2012

Como o Linux é feito?

Vídeo em inglês, explicando como o Linux é feito.Embora em inglês, dá muito bem para entender como é feito e como chega até você, direta ou indiretamente. Vale à pena assistir. São três minutinhos de bastante informação

quinta-feira, 5 de abril de 2012

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Início Curso Elaboração de Projetos

No dia 03 de abril de 2012, no NTE de Santa Maria, duas turmas iniciaram o curso Elaboração de Projetos com carga horária de 40 h.

O curso "Elaboração de projetos tem como objetivo propiciar aos professores e gestores de escola o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola. 
 
Conteúdos: 

  • Eixo 1: Projeto - Projeto: visão histórica - Projetos e o uso de Tecnologias - Distintas instâncias de projeto na escola - Pedagogia de Projetos e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem - Exemplos de projetos - Elaboração de projetos (roteiro) 
  • Eixo 2: Currículo - Currículo (concepções e tendências) - Integração de tecnologias ao currículo - Currículo por projetos - Projetos desenvolvidos em outros contextos educativos - O desenvolvimento do projeto na sala de aula 
  • Eixo 3: Tecnologia - Projetos e tecnologias: abrindo as fronteiras do currículo - Currículo na ação - Cartografia cognitiva e mapas conceituais Sobre a Reestruturação do Ensino Médio também serão estudados os temas Pesquisa Sócioantropológica e Complexo Temático de Pistrac. 
A professora do curso é Mara Denize Mazzardo.
Turma Manhã
Alunos Turma Tarde

Curso de Introdução à Educação Digital - Turma 57

Dia 03 de abril iniciamos mais uma turma do Curso Introdução à Educação Digital (40h), na EEEM Afonso Maurer, em Toropi. A primeira aula contou com a participação de 20 professores, que realizaram várias atividades, entre elas: criar pasta, digitar textos, formatar e salvá-los, pesquisar imagens, salvá-las e inseri-las no texto, informações sobre o tamanho dos arquivos, redimensionar imagens, fazer uma apresentação no Power Point, entre outras. Os professores receberam o DVD do curso e um CD com materiais didáticos digitais, de cada disciplina, para pesquisa e utilização nas aulas com os alunos. A escola recebeu quatro livros, com o conteúdo do curso, que estarão disponíveis na biblioteca aos interessados. O curso será ministrado pelos professores Vanessa Roth e Angelo Pedro Cassol Filho.
Agradecemos a receptividade e contamos com a presença de todos na próxima aula dia 17 de abril.