sábado, 31 de março de 2012

Curso Introdução à Educação Digital - Turma 56

No dia 30 de março de 2012 iniciamos as aulas para mais uma turma de professores e funcionários, da E.E.E.F. Boca do Monte, localizada no Distrito Boca do Monte em Santa Maria - RS, que participam do curso Introdução à Educação Digital. O cenário foi diferente, pois a escola não possui Laboratório de Informática (por falta de espaço) e sim 6 notebooks que são utilizadas para desenvolver atividades didáticas com os alunos. O espaço ocupado foi a Sala de Professores. Alguns professores levaram seu próprio computador.

EEEF Boca do Monte
EEEF Boca do Monte
Professora Mara
















Professora Vanessa

sexta-feira, 30 de março de 2012

Qual é o melhor antivírus gratuito?

Fonte: InfoExame
Há várias opções de antivírus gratuitos para baixar da internet. E quando é preciso escolher um deles, o usuário sempre se questiona: qual deles é o melhor para defender o PC dos vírus?
 INFOlab resolveu encontrar a resposta. Para isso, colocou os cinco antivírus gratuitos mais baixados do Downloads INFO (AVG, Avira, Avast, Imunnet e Microsoft Security Essentials) para se enfrentarem em um teste que analisou o potencial de proteção, o desempenho e também os recursos de cada um deles.
Os antivírus enfrentaram uma amostra com 21.587 vírus. No pacote, feito com pragas que surgiram no mercado de 2010 para cá, malware de todo tipo: cavalo de troia, botnet, time bombs, worms, hijackers, entre outros. Além do poder de detecção, o INFOlab avaliou a capacidade dos antivírus em detectar phishings e o desempenho de cada um deles durante a varredura da máquina. 
O INFOlab avaliou ainda o desenho da interface e a facilidade de uso cada um dos programas. Um antivírus complexo de usar é difícil de configurar, ou seja, dificulta a vida dos usuários. Os recursos extras também foram avaliados – eles são importantes para ampliar a proteção do micro.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Escola de Gestores - 2012 / 2013

"Avaliações e análises realizadas a partir de dados levantados pelo Inep/MEC mostram que a qualidade do ensino é também uma conseqüência do desempenho da gestão na escola.

Nesse sentido, é de suma importância oportunizar formação continuada aos diretores da rede pública brasileira, para o aperfeiçoamento de suas competências na gestão da unidade do sistema educacional que dirigem.
Para isso, o Ministério da Educação, em parceria com instituições e organismos interessados na melhoria da educação brasileira, apresenta o Programa Escola de Gestores da Educação Básica, criado para resgatar o papel efetivo da escola, fazendo da gestão escolar um instrumento de apoio à atuação dos professores em sala de aula e de articulação entre escola e comunidade e contribuindo para a melhoria do padrão de qualidade, eficiência e equidade do ensino público.
O Projeto Escola de Gestores da Educação Básica compete ao MEC, ao Inep e ao FNDE e envolve as seguintes secretarias: Secretaria de Educação Básica, Secretaria de Educação a Distância e Secretaria de Educação Especial." (Fonte: http://penta3.ufrgs.br/EscolaGestores2012/)


O NTE de Santa Maria é Polo Presencial da Escola Presencial da Escola de Gestores. A aula inaugural ocorreu dia 23 de março de 2012 no salão nobre da EEEM Cilon Rosa através de web conferencia. As aulas de introdução ao ambiente virtual de aprendizagem ocorrem nos dia 28, 29 e 30 de  março de 2012 no laboratório de informática do Colégio Estadual Manoel Ribas.

Escola de Gestores - aula inaugural

Escola de Gestores - aula inaugural

Escola de Gestores - Introdução ao ambiente virtual de aprendizagem 

Escola de Gestores - Profª Drª  Gilse Falkembach e Prof. Me. Renato Miranda

terça-feira, 27 de março de 2012

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC - Turmas Júlio de Castilhos

No dia 27 de março de 2012 iniciamos mais 2 turmas do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, em Júlio de Castilhos. Os professores participantes além de estudo e reflexões sobre o tema, realizarão atividades e materiais didáticos com Mídias diversas que serão incluídas nas situações de Aprendizagem com seus alunos. Como apenas o recurso não provoca mudanças, importnte também é utilizar Estratégias Metodológicas inovadoras.

EEEF Alberto Pasqualine
Professora Mara e alunas da Turma da Tarde





Alunas Turma Tarde



Professor Renato e alunas Turna Manhã

quinta-feira, 22 de março de 2012

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC - Turmas Faxinal do Soturno

No dia 22 de março de 2012 aconteceu a primeira aula do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC, em Faxinal do Soturno, na E.E.E. Básica Dom Antônio Reis. Estão participando professores de São João do Polêsine, Faxinal do Soturno, Nova Palma e Pinhal Grande. Desejamos um Bom Aproveitamento para todos os professores participantes e agradecemos a escola pela acolhida e disponibilização do Laboratório de Informática para a realização dos encontros presenciais. Até outubro de 2012 estaremos estudando possibilidades para incluir as TIC nas situações de Aprendizagem com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos.

Participantes da Turma da Manhã
Turma Tarde




Professora Mara



Turma Tarde
Professor Renato

quarta-feira, 21 de março de 2012

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC

No dia 20 de março de 2012 iniciamos as aulas com as turmas de Santa Maria do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Dia 22 as turmas de Faxinal do Soturno terão a primeira aula e no dia 27 as turmas de Júlio de Castilhos. Em Santa Maria as aulas presenciais acontecem no NTE, Em Faxinal do Soturno na EEEB Dom Antônio Reis e em Júlio de Castilhos na EEEFAlberto Pasqualine.
Com o objetivo de melhorar o trabalho de pesquisa dos alunos da Educação Básica desenvolvemos uma oficina sobre WebQuest. Cada professor criará uma WebQuest para ser desenvolvida com sua(s) turma(s). Além dos conteúdos do curso, em cada encontro presencial desenvolveremos uma oficina. Mara e Renato são os professores do curso.

Turma da Manhã - Santa Maria
Turma da Tarde - Santa Maria

terça-feira, 20 de março de 2012

Professores Municipais de São João do Polêsine concluem Curso Introdução à Educação Digital

No dia 19 de março de 2012 encerramos a curso Introdução à Educação Digital, Turma 54 que foi desenvolvido no Laboratório de Informática da E.E.E Básica João XXIII. Participaram os professores municipais de São João do Polêsine e alguns da rede estadual. As atividades didáticas com os alunos continuam sendo desenvolvidas pelos professores.
Algumas avaliações do curso: 

“Considero muito importante fazer uso do laboratório de informática como um espaço de ensino-aprendizagem. Sempre realizei atividades no laboratório com minha turma e continuarei realizando. A dificuldade que ainda persiste é encontrar tempo para dedicar-me mais às novas tecnologias, tendo sessenta horas de trabalho e família.”
“O curso de inclusão digital é o primeiro que estou fazendo em minha carreira como professora.
Gostei de todos os recursos informáticos e midiáticos que me foram oportunizados nessa ocasião. Pena que é muito conteúdo para tão pouco tempo. Gostaria de ser convidada a participar de mais atividades nesta área, já que não sou professora da rede estadual de ensino.”

“Esse curso foi muito proveitoso, pois temos o linux ,que é o programa do governo, gratuito nas escolas e muitas vezes não sabemos que podemos utiliza-lo para tantas coisas. Consideramos o laboratório de informática como um espaço de ensino -aprendizagem, um recurso a mais no cotidiano escolar. Nós, nos sentimos muito motivadas, principalmente com o cd de materiais didáticos digitais que nos foi ofertado,  que contém  inúmeros recursos educacionais para nossos alunos. As maiores dificuldades, sem dúvida, referem-se a falta de tempo para sentarmos e planejarmos as aulas, procurando recursos multimídias.”


Turma em aula


Igreja e praça em um belo dia de outono

Monumento aos Tropeiros


sexta-feira, 16 de março de 2012

Escola de Gestores - encontro no CINTED

Ocorreu no dia 15 de março de 2012 o encontro dos assistentes presenciais e tutores do curso "Escola de Gestores" no CINTED / UFRGS.





Curso Tutores Progestão Online

Nos dias 15 e 16 de março de 2012 aconteceu em São Paulo, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo, o curso para os tutores do Progestão Online. Em 2012 17 estados do Brasil estão participando do Progesão Online. No Rio Grande serão 8 turmas com número de vagas distribuidas entre todas as Coordenadorias Regionais de Educação. Os Polos presenciais serão em Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Ijuí, Santa Maria, Pelotas e São Leopolodo. Em Santa Maria a Tutora será Mara Denize Mazzardo.

Tutores e Coordenação de Gestão da SEDUC/RS

















terça-feira, 13 de março de 2012

Confirmação de vaga

O NTE de Santa Maria está confirmando as inscrições para o curso "Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC" (100h). Inicialmente, entraremos em contato com os professores que se inscreveram para realizar o curso no NTE de Santa Maria, logo a seguir entraremos em contato com os professores que escolheram os municípios de Júlio de Castilhos e Faxinal do Soturno.
Enviaremos mensagem por e-mail para confirmação da vaga, caso a mensagem não esteja na caixa de "Entrada", verifiquem se não foi para a pasta de "Spam" do seu provedor de e-mail. Entrem em contato com a profª. Mara Denize Mazzardo ou Prof. Renato Miranda no NTE de Santa Maria, se não receberem mensagem de confirmação da inscrição.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Escola de Gestores - Aula Inaugural


A aula inaugural será dia 23 de março de 2012 as 14 horas no salão da E.E.E.M Cilon Rosa, Rua Appel, 648, no bairro Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Santa Maria.

Maiores informações no NTE de Santa Maria com o Prof. Renato Miranda, telefone 3222-6066.



Os candidatos selecionados para o polo de Santa Maria são (atualizado em 20/03/2012):


  1. ANA LUIZA CARBONE DOS SANTOS
  2. ANA REJANE RIBEIRO SBICIGO
  3. ANGELA CLAUDETE SCHOLZ KURZ
  4. ARIETE MARISA GRESS BORTOLINI
  5. CARLOS DIONEI STEINHAUZEN
  6. CLARISSE ULIANA DALLANORA
  7. CLAUDETE RUBERT FILIPINI
  8. CLAUDETE STEIGER HENRICHSEN
  9. ELIZABETH CHAVES DA COSTA
  10. ENEIDA MARLI STRECK LOVATO
  11. INEZ DE ALMEIDA VEECK
  12. LOVEL MARIO SAVEGNAGO
  13. MARA REJANE COSTA LEMOS
  14. MARCIA MEDEIROS COSTA
  15. MARIA CRISTINA FACHIN LIBERALESSO
  16. MÁRIO CÉSAR DA SILVA DUTRA
  17. NAIDE DA SILVA NASCIMENTO
  18. NARA BERNADETE MADRUGA DA SILVA
  19. NOEMI MARIA LORENZI
  20. ROSEMARY FREITAS BACHINSKI
  21. SIMONE CANCIAN STIELER
  22. SIMONE CHAVES DE ROSSO
  23. VALÉRIA DE ALMEIDA SAVIAN
  24. VÂNIA MARIA CARLOTO
  25. VANIA MARIA DECONTO

    Maiores informações:

    Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) 
    Av. Paulo Gama, 110 - Campus Centro 
    Prédio 12105 CINTED - 3º andar - sala 334 
    CEP: 90040-060 - Porto Alegre (RS) - Brasil 
    E-mail: escoladegestores@cinted.ufrgs.br
    Site: www.cinted.ufrgs.br
    Fone: (51) 3308-4098 

    quinta-feira, 8 de março de 2012

    Curso Introdução à Educação Digital - Turma 55

    Acontece nos dias 08 e 09 de março de 2012 as primeiras aulas presenciais do curso Introdução à Educação Digital - Turma 55, formada por professores da rede municipal de Júlio de Castilhos, no NTE de Santa Maria, ministradas por Mara Denize Mazzardo.

    Turma realizando as atividades

    terça-feira, 6 de março de 2012

    Visita Técnica


    Dia 06 de março, pela manhã,  os professores Renato Miranda e Vanessa Roth realizaram visita técnica no Inst. Est. Luiz Guilherme do Prado Veppo, onde procederam a formatação de alguns computadores e instalação do antivírus. Hoje (09) o professor Renato Miranda continuará o trabalho instalando outros programas utilitários. 
















     



    Fotos: Vanessa Roth