segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Trabalhos apresentados no Seminário Boas Práticas Digitais

O Seminário Boas Práticas Digitais que aconteceu dia 20 de outubro, em Cachoeira do Sul, apresentou vários trabalhos realizados nas escolas pertencentes às Coordenadorias de Cachoeira do Sul, Estrela, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. O Seminário demonstrou como o uso das tecnologias pode auxiliar nos trabalhos realizados pelo professor em sala de aula.


1º Encontro de Tecnologias Livres de Santa Maria

No dia 26 de novembro aconteceu o 1º Encontro de Tecnologias Livres de Santa Maria, na Escola Marista Santa Marta. O evento foi uma realização da Associação do Software Livre (ASL) e do Centro Marista de Inclusão Digital (CMID) com apoio da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, a programação contou com oficinas de Audacity, Arduíno, Gimp, Scratch, Moodle, Libre Office, Fotografia, Introdução a Linha de Comandos no GNU/Linux, Automação de Rádios Web, palestras sobre o tema, relatos de experiências com a robótica, encontro de gestores de Educomunicação, entre outras atividades. A professora Mara Denize Mazzardo (NTE – 8ª CRE), Ir. Pedro Ost (Rede Marista) e Rosane Rosa (UFSM) participaram do debate “Tecnologia na Escola: Precisamos de técnicos ou pedagogos?” mediados por Sady Jacques (Secretaria-Geral de Governo do RS). No final da programação reuniram-se representantes das instituições envolvidas, para articular ações para a melhor divulgação das tecnologias livres e encaminhamentos para o próximo encontro.



Projeto inédito no país destina tablets para professores de rede pública

Trinta e sete professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Stella Maris, de Alvorada, passam a contar a partir de terça-feira (29) com um novo recurso para planejamento e trabalho pedagógico: o tablet Galaxy Tab, da Samsung. A entrega dos equipamentos, projeto inédito na rede pública de escolas do Brasil, será feita pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), às 10h, na sede da escola. Continue lendo...
                                                        

Encontro de formação sobre "Rádio Escola" ocorrido no IEE Padre Caetano







quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Santa Maria recebe 1º Encontro de Tecnologias Livres

A ASL e o Centro Marista de Inclusão Digital (CMID) realizarão no próximo sábado, dia 26 de novembro, das 9 às 16 horas, o 1º Encontro de Tecnologias Livres de Santa Maria.
Ao todo serão 8 horas de palestras sobre ideologia e política do Software Livre, histórico da ASL e do Fórum Internacional de Software Livre (fisl), uso das tecnologias na educação, robótica livre, edição gráfica em Gimp, redes livres, formas de licenciamento, Creative Commons e Cultura Digital, streaming de rádio, fotografia, oficinas de Arduíno e Audacity, além de um Encontro de Educomunicadores.A programação completa com a descrição das palestras pode ser acessada na Wiki da ASL.
A atividade é motivada pelo interesse da Associação Software Livre.Org em buscar uma relação mais próxima de seus associados, comunidade e parceiros, como a Rede Marista, que participa anualmente do fisl.
O evento acontecerá na Escola Marista Santa Marta, que fica na Rua Ir. Claudio Rohr, 150 , no bairro Nova Santa Marta em Santa Maria, Rio Grande do Sul. As inscrições podem ser feitas neste link e o investimento para participar das atividades é de um brinquedo em bom estado que serádoado à crianças da comunidade.

Fonte: Portal Software Livre Brasil

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

TIC na Formação de Professores: Infográficos



TIC na Formação de Professores: Infográficos: Infográficos são quadros informativos que misturam texto e ilustração para transmitir informações sobre um determinado tema. "Infografia ou ...

terça-feira, 22 de novembro de 2011

1º Encontro de Tecnologias Livres de Santa Maria


Dia 26 de novembro realizar-se-á o 1º Encontro de Tecnologias Livres de Santa Maria, na Escola Marista Santa Marta. Serão 8 horas de palestras e oficinas, das 9 às 16 horas e o investimento é um brinquedo em bom estado, que será doado para crianças carentes.
As inscrições pode ser realizadas aqui.
Para conhecer a programação completa acesse o endereço: http://bit.ly/smIY9P


domingo, 20 de novembro de 2011

Conclusão Curso Introdução à Educação Digital Turma 50

No dia 18 de novembro de 2011, os professores da E.E.E.F. Leonardo Kurtz de São Sepé concluíram o curso Introdução à Educação Digital, Turma 50, iniciado no mês de julho. Os professores estão desenvolvendo atividades didáticas com seus alunos no laboratório de informática da escola. Esperamos que o trabalho (com os alunos) tenha continuidade e que os professores possam participar de outros cursos de formação para saber mais sobre como incluir as tecnologias no processo de ensino-aprendizagem.
O curso foi ministrado pela professora Mara Denize Mazzardo
Professores participantes do curso

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Curso de Introdução à Educação Digital


 
 No dia 16 de novembro iniciamos o curso de Introdução à Educação Digital com os professores da 8ª CRE, serão duas turmas, com onze participantes em cada turma. O curso começou com o módulo Blog, ministrado pelos professores Vanessa Roth e Angelo Pedro Cassol, cada aluno já criou o seu blog e já exercitou alguns recursos do mesmo, além de outras atividades. A próxima aula será dia 30 de novembro e contamos com a presença de todos.
 




 

 


Fotos: Angelo Pedro Cassol

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Formatura da Turma-49

Apresentação dos projetos e conclusão do Curso Introdução à Educação Digital _ Professoras(es) da Escola Humberto de Campos, 10/11/2011.

1º Seminário Nacional de Inclusão Digital

De 16 a 18 de abril de 2012
Participe do 1º Seminário Nacional de Inclusão Digital, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Digital – GEPID da Universidade de Passo Fundo!
A partir de momentos de socialização de experiências, discussão do contexto social e reflexão sobre a realidade da inclusão digital e da opção por software livre, o Seminário Nacional de Inclusão Digital tem como objetivo estabelecer parcerias, fomentar ações e contribuir para a socialização do conhecimento gerado e para o aprimoramento de processos de inclusão digital no contexto sócio-educacional brasileiro.
Mais informações clique aqui.

Oficina SMVC

2ª. Parte da oficina "Utilização do audiovisual como ferramenta educacional", da Ong Santa Maria Vídeo e Cinema em parceria com o Setor Pedagógico e Núcleo de Tecnologia Educacional/8ª.CRE

domingo, 6 de novembro de 2011

Conheça dez programas para capturar músicas, imagens e vídeos da internet


Fonte: FLÁVIO CARNEIRO||Para o UOL Tecnologia
Todos os dias, vários vídeos, imagens e músicas passam pela tela do seu computador. E sempre há algum conteúdo desse tipo que seria legal guardar. Para não perder esse material de vista, o UOL Tecnologia listou 10 programas para você capturar áudios, imagens e vídeos de várias fontes diferentes. Confira.
Dicas de programas facilitam captura de conteúdo online; confira abaixo as sugestõesVDownloader
O VDownloader é um especialista em fazer download de vídeos para armazenar no computador. É compatível com Youtube, Facebook, Blip.tv, MegaVideo, Vimeo. Depois de baixar os arquivos é possível transformá-los em diversos formatos. Gratuito.
O AVS Audio Recorder é um software que possibilita a captura de arquivos de áudio de várias plataformas diferentes, entre eles MP3 players, CDs e até mesmo as saudosas fitas cassetes. Gratuito.
Gravar em tempo real o áudio que está sendo reproduzido pelo seu computador é a habilidade deste software. Gratuito para testes.
Com este aplicativo é possível gravar a tela do computador, inclusive registrando o movimento do mouse, e criar vídeos. Possui fácil configuração e oferece também a customização do arquivo criado. Gratuito por 30 dias.
Chega de fotos sem graça tiradas com o botão printscreen. O Just Screenshots dá perspectivas 3D para as suas capturas de tela, inclusive com sombras. Gratuito para testes.
Este é outro software de captura de tela. Com o Odin Screen Capture é possível registrar tudo que está aparecendo no monitor, apenas a janela que está ativa ou uma área pré-definida. Gratuito para testes.
Se a música está boa, mas a imagem não, o DVD Audio Extractor é a solução. Com ele é possível extrair o som de um DVD sem ter grandes conhecimentos na edição de sons. Gratuito para testes.
Outro software capaz de transformar em vídeo aquilo que acontece na tela do seu computador. Possui suporte para armazenar imagens em formato AVI e capturar som. Gratuito.
O Camtasia Studio é uma ferramenta profissional para gravação de vídeos. É possível criar tutoriais, editoras programas como Power Point, imagens de webcam e trilhas múltiplas de áudio. Gratuito para testes.
Este software serve para armazenar no computador o som que está gravado nos CDs. É uma boa pedida para quem tem coisas guardadas em CDs e deseja digitalizá-las para não perder tudo com o tempo. Gratuito para testes.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Nota sobre concurso do magistério

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), informa que o primeiro passo para concretizar o concurso do magistério foi dado com a publicação do regulamento no Diário Oficial do Estado, na ultima sexta-feira (28). As vagas serão por região e a expectativa é de que cheguem próximo a 10 mil professores para atuarem na rede pública estadual a partir de 2012. O Edital especificando a data de execução e regras mais detalhadas das provas do concurso do magistério será publicado nos próximos dias.

O concurso para funcionários de escola, ainda sem data definida, deve acontecer em 2012, mas a sua regulamentação já está definida no mesmo decreto publicado no último dia 28. O regulamento anterior datava de 1984, portanto sem considerar a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). 
Fonte: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=7780