sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Hands-on: Tablet educacional da Intel com Android 3.2



Fonte: ztop.com.br 
Durante o Intel Developer Forum 2011, em setembro, descobrimos que o pessoal de Santa Clara trabalhava em um tablet para uso educacional inspirado no Classmate PC. Hoje a Intel Brasil fez uma prévia do Intel Learning Series Tablet, produto que serve como referência para fabricantes de hardware e que deve ser lançado por aqui até o final do ano.
Com codinome “Spring Hill”, é um dos primeiros (se não o primeiro) tablet Android 3.x com processador x86 (Atom) e tela de 7 polegadas. Segundo a Intel, esse tablet complementa a atual linha de Classmantes formado atualmente pela versão “netbook” e a com tela conversível Fernando Martins, presidente e gerente geral da Intel Brasil, explicou que o tablet é mais uma opção de ferramenta de ensino para os educadores e é integrada ao atual ecossistema já desenvolvido para o Classmate PC.
Isso inclui ferramentas de interação, gerenciamento e controle de equipamentos, incluindo recursos — inspirados na tecnologia Intel VPro — que desativam o tablet caso ele se mantenha longe do ambiente escolar por muito tempo.
Outra característica importante é a resistência do equipamento a maus tratos, em especial a quedas, batidas, torções, arranhões, mordidas, saltos mortais e outros malabarismos, entrada de poeira e até um banho de vez em quando.
A matéria completa está disponível aqui.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Revista Nova Escola selecionou 50 grandes sucessos do cinema que rendem atividades em todas as disciplinas, do 1º ao 9º ano. Confira planos de aula com resumo dos enredos e indicação do conteúdo a trabalhar e aproxime sua turma dessa linguagem. Clique na imagem e acesse o conteúdo.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Seminário Boas Práticas Digitais


No dia 20 de outubro aconteceu o Seminário Regional Boas Práticas Digitais, no auditório da ULBRA em Cachoeira do Sul. O evento foi uma realização SEDUC/NTE e contou com a participação dos professores da 3ª CRE (Estrela), da 6ª CRE (Santa Cruz do Sul), da 8ª CRE (Santa Maria) e da 24ª CRE (Cachoeira do Sul). O encontro objetivou proporcionar trocas de experiências das práticas digitais que acontecem nas escolas estaduais, promover uma reflexão crítica sobre o uso pedagógico das tecnologias como recurso didático, além de incentivar o trabalho com os recursos tecnológicos. 
O Prof. Rodrigo Keller (Doutor em Informática na Educação pela UFRGS e Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da ULBRA) realizou uma palestra, intitulada “Professores na geração digital”, logo após seguiram-se os relatos de experiências, do EF pela manhã e do EM pela tarde.
A 8ª CRE participou com a apresentação de três escolas:

Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi
Práticas Pedagógicas nas Séries Iniciais – computador e internet parceiros na aprendizagem
Profª Ângela Picada Roveder e Profª Lecir Louzada















Instituto Estadual Padre Caetano
O uso do rádio como recurso pedagógico
Prof. Valnes Gamarra Camargo















Escola Básica Estadual Érico Veríssimo
Rádio na Escola: um veículo capaz de informar, entreter e interagir
Profª Heloisa Scherer Corrêa


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Oficina Produção e Edição de Vídeo




2º. Encontro da  Oficina de Produção e Edição de Vídeo em parceria com a TV-OVO: Dia 18/10 (8h às 12h) com a participação de professoras da Escola Humberto de Campos e alunos da Práxis/UFSM. Local da oficina: No lab/linux do NTE / 8ª. CRE. Para a edição de vídeo foi usado o software "KDEnLine".

Professor transforma a vida

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Oficina de Filmagem

Promoção: NTE/8ªCRE
Parcerias: NTE/8ª.CRE/Práxis-UFSM/TV OVO/Sta. Maria Vídeo e Cinema.
Execução: TV OVO e Sta. Maria Vídeo e Cinema.

- De acordo com a reunião realizada no dia 05-10 com a presença das duas entidades e também da Direção da Escola Humberto de Campos e com a coordenação pedagógica da 8ª. CRE, ficaram acertadas as seguintes datas e horários para as oficinas:

1ª. Oficina _ Produção e Edição de vídeo, pela TV-OVO:
1ª.Parte: Dia 13/10 (5ª.feira) Manhã: das 9h às 12h e Tarde: das 13h às 17h. Local: Auditório da Escola Humberto de Campos.
2ª.Parte: Dia 18/10 (3ª.feira) Manhã: das 8h às 12h. Local da oficina: No lab do NTE / 8ª. CRE (Av. Pres. Vargas, esquina Av. Borges de Medeiros, ao lado da Escola Cilon Rosa).

2ª. Oficina_ "Utilização do audiovisual como ferramenta educacional".
Execução: Santa Maria Vídeo e Cinema
Dia 27/10 (5ª. feira) Manhã: das 9h às 12h. Local da oficina: No lab do NTE / 8ª. CRE (Av. Pres. Vargas, esquina Av. Borges de Medeiros, ao lado da Escola Cilon Rosa)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Encerramento Curso 100 h

No Dia 11 de outubro de 2011 2 turmas de professores concluíram o curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC. Durante o curso, que iniciou em março, estudamos e discutimos textos sobre as TIC no processo de ensino aprendizagem e desenvolvemos várias oficinas como edição de vídeo, edição de áudio, produção de Mapas Conceituais e Mentais, arquivos html,  Linux Educacional e Blog. Os professores participantes produziram textos colaborativos (em ambiente Wiki), desenvolveram aulas e projetos com seus alunos utilizando mídias diversas. Houve muitas produções. 
Parabéns para todos pela persistência e por terem conseguido vencer os obstáculos que normalmente impedem a participação nos cursos (falta de tempo, não conseguir se ausentar da escola, não conseguir realizar os estudos e atividades do curso). Professores do curso: Mara e Renato.
Blogs de edição colaborativa das turmas:

Participantes Turma 1

Participantes Turma 2

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Levantamento de interessados em participar da Escola de Gestores


Caros colegas

Recebemos o seguinte Ofício da SEDUC sobre a abertura de inscrição para o "Curso de Especialização em Gestão Escolas - Escola de Gestores".
Segue o ofício:

Ofic. Circular GAB/DP/Nº 150/2011                 
Porto Alegre, 05 de outubro de 2011

DO: GAB/DP
PARA: CRES

 Ao cumprimenta-lo (a), vimos por meio deste, proceder ao levantamento de professores/as interessados/as em participar de "Curso de Especialização", no período 2012 e 2013, através da Escola de Gestores, direcionado aos (as) diretores (as) e coordenadores( as) pedagógicos( as).
      
Cabe esclarecer que nesta fase não ha garantia da vagas estamos apenas fazendo o levantamento dos interessados e dispostos a participar de dois cursos: "Gestão Escolar" e "Coordenação  Pedagógica", na modalidade a distancia (e semi-presencial), para que esses/as interessados/as sejam cadastrados considerando os seguintes requisitos mínimos estabelecidos pelo MEC: 
  • Ser servidor efetivo. 
  • Possuir curso superior. 
  • Encontrar-se em exercício na função de diretor (a), vice-diretor (a), ou membra da  Equipe Pedagógica que exerça a função de coordenador (a) pedagógico (a) ou similar. - Estar atuando na escola. 
  • Submeter-se, no período próprio, ao processo seletivo da Universidade. 
Alem, desses requisitos o Sistema só aceita que se lance a inscrição de um (a) candidato (a) por escola no Curso de Gestão Escola. 

Caso o candidato não esteja perfilado neste conjunto de requisitos as inscrições serão automaticamente canceladas na fase de pré-análise pelo MEC. 

Informamos, também, que pela adesão realizada no PAR o Estado do Rio Grande do Sul terá disponível ate 383 (trezentos e oitenta e três) vagas para os dois anos, 2012 e 2013, mas poderemos inscrever ate 766 (setecentos e sessenta e seis) interessados em participar do processo seletivo e, que após a pre-seleção, o(a) candidato(a) deve aguardar um comunicado da Universidade, informando quando poderá ofertar os cursos e o cronograma estimado. 

A CRE necessita enviar ao Departamento Pedagógico da SEDUC a lista dos interessados onde conste: Nome, CPF, email atual, telefone, formação (escolaridade), vinculo (cedido ou concursado), Função atual, Escola em que atua, ano que deseja realizar 0 curso (2012 ou 2013), curso desejado (Gestão Escolar ou Coordenação Pedagógica).

Silvio Rocha
Diretor Pedagógico / SEDUC

Desenho Premiado


A menina Júlia Lanes de OIiveira (3 anos) filha do casal Gilson  de Oliveira (professor) e Josiane Lanes de Oliveira (Agente educacional - Consultora Natura) participou e venceu o Concurso TIBUM NO MUNDO ( Natura Cosméticos S.A.). Teve seu desenho escolhido entre 666 desenhos eleitos em votação popular pelo site www.naturanature.com.br, foi vencedora com mais de 38 mil votos. Além de receber como prêmio 1 pacote de viagem com acompanhante para Hotel Fazenda em São Paulo, a escola por ela indicada, o I.E.E. Salgado Filho, de São Francisco de Assis,  receberá um Kit  ateliê de artes no valor de R$ 7.070,90.
Parabenizamos Júlia, os pais e a escola pela iniciativa e pela conquista!
 
 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011


O NTE, representado pelos professores Angelo Pedro Cassol e Vanessa Roth, participou de reunião em Cachoeira do Sul, dia 6 de outubro. A pauta foi o Seminário Boas Práticas Digitais, que se realizará dia 20/10/11, no auditório da ULBRA, na citada cidade. A reunião contou com as presenças de representantes das Coordenadorias que participarão do evento: 24ª CRE (Cachoeira do Sul), 8ª CRE (Santa Maria), 6ª CRE (Santa Cruz do Sul) e 3ª CRE (Estrela), onde se definiu algumas ações para realização do evento. 

Mestrado Profissional em Matemática

Abre no dia 7 de outubro o processo seletivo para admissão da turma 2012 do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). As inscrições são no site www.profmat-sbm.org.br e estarão abertas até o dia 26 de outubro.
Para mais informações, acesse o site www.profmat-sbm.org.br

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Último Encontro Presencial PROGESTÃO Online Turma 2 RS

Aconteceu no dia 04 de outubro de 2011, no C.E. Cândido José de Godói - Porto Alegre - o último encontro presencial do curso PROGESTÃO Online, Turma 2 RS.
O Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares - PROGESTÃO Online é uma iniciativa do CONSED e tem como objetivo formar lideranças escolares comprometidas com um projeto de gestão democrática da escola pública, cujo foco está no sucesso da aprendizagem dos alunos. É um Programa de capacitação continuada, em serviço, organizado na modalidade à distância para atender a gestores das escolas públicas do país. Propõe envolver não somente o diretor de escola, mas toda a equipe gestora (diretor, vice, coordenador, professores líderes), estendendo-se também aos técnicos e dirigentes das secretarias de educação. O projeto piloto está sendo testado em sete estados e no Distrito Federal. 
A Turma 2 RS é formada por gestores de escolas de Porto Alegre e Eldorado do Sul, tendo como tutora Mara Denize Mazzardo.
A conclusão do curso está prevista para o final de Novembro. 
Aula Presencial