sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Curso Introdução à Educação Digital – Turma 51 - EEEF São Pedro de Alcântara

Iniciou no dia 29 de setembro de 2011 o Curso Introdução à Educação Digital - Turma 51 - com os professores da EEEF São Pedro de Alcântara - Vila Saicã - Cacequi. As aulas estão sendo ministradas pela professora Mara Denize Mazzardo e a conclusão do curso será em dezembro. A escola possui 10 computadores do programa Sala de Aula Digital e um Proinfo Rural (uma CPU com 5 terminais) que recebeu do MEC. Um fator que dificulta o trabalho dos professores e direção é a falta de Internet. O acesso à Vila Saicã é difícil, pois fica distante 40 km da cidade de Cacequi, com estrada de solo arenoso.
Professores participantes

EEEF São Pedro de Alcântara

Ponte sobre o Rio Santa Maria

Estrada Cacequi - Vila Saicã

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Conheçam o belo trabalho realizado pelas professoras da EEEF Pe. João Zanela, de Nova Palma.

JARDIM DAS ESCULTURAS

PROJETO YOGA - Mudanças de hábitos – qualidade de vida.

Este trabalho está sendo desenvolvido na Escola Pe João Zanella sob a orientação das professoras Mara Della Méa e Marlete Pesamosca, como trabalho de conclusão do Curso TIC's na Educação, promovido pelo NTE da 8ª CRE.
A E.E.E.F. Pe João Zanella necessita com urgência de conexão à Internet.
Alunos e Professores no Jardim das Esculturas

CLIQUE AQUI E VEJA NA ÍNTEGRA

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Lançado OpenShot 1.4, editor de vídeo para Linux

Foi lançada a versão 1.4 do OpenShot, um editor de vídeos open source para Linux. Ele é do tipo não-linear, oferecendo várias possibilidades de edição.
Entre os recursos novos constam aprimoramentos na linha do tempo (timeline), mais efeitos de áudio e vídeo, melhorias na correção e ajuste de cores, novas animações 3D e transições, entre várias outras melhorias em diversas áreas.
Os desenvolvedores querem inclui-lo no Ubuntu 11.10, mas independente disso ele pode ser instalado sem complicação com o pacote já fornecido.
Há mais informações no anúncio (e aqui também). Para download, acesse esta página e escolha a melhor opção para você (para as versões recentes do Ubuntu será via PPA).
Há uma distro já equipada com o OpenShot: o AV Linux Live DVD. Este sistema vem pronto para rodar em qualquer computador sem precisar ser instalado, permitindo testar bem o editor de vídeos antes da decisão de instalá-lo.
A versão atual tem várias correções e aprimoramentos de desempenho, sendo a atualização mais do que recomendada :)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Rádio Escola


No dia 26/09/2011, aconteceu mais um encontro do Projeto de implantação de Rádio Escola, desta vez na Escola Augusto Ruschi. Neste encontro foram apresentadas experiências de escolas, que já desenvolvem trabalhos de Rádio Escola. O professor Valnes Camargo apresentou algumas atividades da Rádio Caetaninho Tribal Show, da Escola Padre Caetano, depois a jornalista Márcia Marinho expos o trabalho desenvolvido, através do Programa Mais Educação, na Escola João Link Sobrinho, também falaram sobre sua experiência com a Rádio Fala Galera, as professoras Heloisa Corrêa e Noeli Rodrigues, da Escola Érico Veríssimo. Seguem alguns registros do encontro.

 











Fotos: Vanessa Roth

sábado, 24 de setembro de 2011

Software MUSE cria sites sem precisar de códigos

Fonte: Info Online
MUSE é a nova ferramenta da Adobe de Web design. O diferencial e ponto de destaque do software está em proporcionar ao usuário a facilidade de desenvolver sites sem precisar mexer em códigos de programação.

sábado, 17 de setembro de 2011

Curso Professores EEEF Carlos Gomes

Concluímos no dia 16 de setembro de 2011 o curso Introdução à Educação Digital com os professores da EEEF Carlos Gomes de Três Mártires - Júlio de Castilhos.
No link abaixo um dos trabalhos desenvolvidos pelos professores

http://aprendendogeografiaehistoria.blogspot.com/
Foto fachada EEEF Carlos Gomes

Escola desenhada por aluno

Professores

Ipê no pátio da escola



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

LINUX EDUCACIONAL 4.0


O projeto
Através de um convênio estabelecido entre o MEC e o C3SL, o projeto visa implementar a versão 4.0 do Linux Educacional.

A metodologia
As atividades são desenvolvidas por equipes coordenadas por professores do C3SL/UFPR especialistas no tema. Cada equipe é composta por um grupo de profissionais responsáveis pela prospecção de soluções e implementação de novos pacotes. Todo produto gerado neste projeto é licenciado sob licença GPL (software livre) e desenvolvido nas mais modernas técnicas para este tipo de software. Para isto são utilizadas ferramentas de controle de versão (GIT), técnicas de internacionalização e localização (I18N e L10N), sistemas de gestão de projetos (TRAC) e demais técnicas padrão na área.


Download Atualizado em: 18/05/2011

Pessoal  
Instalação em máquinas de uso pessoal. 
md5: 7233072ee331bed51e19ac53d28d7e12

Desktop 
Escola - equipamentos individuais - Homologado para os pregões 38/2006 e 45/2007. 
md5: 4cfb7ed48f2c752635b55476569649c5
Escola - equipamentos multiterminal - Homologado para os pregões 68/2009, 83/2008 e 71/2010. md5: 6d4ff926f7b0b1d5980d16e20112c5ac


Os pregões 51/2007, 69/2008 e o primeiro lote de máquinas do pregão 68/2009 possuem placa de vídeo cuja manutenção dos drivers foi descontinuada pela comunidade, impossibilitando instalação de SO mais novos (como o LE 4.0) que utilizam novas versões do X.

Documentação 
Aqui você tem acesso ao manual de usuário do sistema e também ao tutorial de instalação da versão.


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Assistência Técnica

Ontem (14) os professores Renato Miranda e Vanessa Roth estiveram na E.E.E.F. Profª Hilda Köetz, em São Pedro do Sul, para realizar a formatação dos computadores do laboratório. O laboratório tinha o sistema operacional Linux 2.0 e agora foi instalado o Linux 4, que traz novas opções de programas educacionais, que podem auxiliar os trabalhos realizados pelos professores e alunos. O trabalho foi acompanhado pela Profª Sali Wanir Antonini, professora da disciplina de informática da escola.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Assistência Técnica

No dia 12/09, os professores Renato Miranda e Angelo Pedro Cassol realizaram assitência técnica nas  Escolas Nossa Senhora Aparecida e Joaquim José da Silva Xavier, em Júlio de Castilhos. Procederam a formatação de computadores e instalação de programas. Na Escola da localidade de São João dos Melos, também passaram informações técnicas sobre o bom funcionamento do Telecentro, para a funcionária, que será responsável pelo mesmo.

PRÉ-VESTIBULAR GRATUITO OFERECE 250 VAGAS EM SANTA MARIA

No mês de outubro deve iniciar em Santa Maria o curso pré-vestibular gratuito  “Universidade Já” que vai atender, inicialmente, 250 alunos de baixa renda oriundos de escolas públicas do município. As aulas funcionarão nas dependências da Escola Estadual Cilon Rosa. O projeto será realizado através de convênio entre o Governo do Estado, Secretaria da Justiça e Direitos Humanos e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O curso preparatório que faz parte do “Programa de Oportunidades e Direitos” será desenvolvido através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), que funciona junto à UFSC.

“O objetivo do convênio é proporcionar aos alunos de classes sociais mais baixas a oportunidade de fazer um curso pré-vestibular que ofereça as mesmas condições de concorrência que um curso pago”, disse o coordenador adjunto da 8ª Coordenadoria de Educação, Antonio Cesar de Souza, interlocutor do convênio em Santa Maria.

Segundo Souza, poderão participar do projeto alunos que tenham concluído ou que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas de Santa Maria. Também terão acesso ao pré-vestibular, pessoas que não estejam fazendo faculdade ou  que já tenham concluído curso superior.

“Os critérios básicos de seleção serão a apresentação do histórico escolar do Ensino Médio e a renda socioeconômica familiar. Os dados serão todos avaliados, e quem tiver as melhores notas e, comprovadamente, menos condições de pagar um curso particular terá preferência para a vaga. Os candidatos não precisarão realizar nenhuma prova”, explica Cesar.

As inscrições estão abertas a partir de hoje (14) e deverão ser feitas através do site http://www.universidadejars.com.br/.
Fonte: http://www8cre.blogspot.com/2011/09/pre-vestibular-gratuito-oferece-250.html

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

MEC distribuirá tablets para escolas em 2012

São Paulo - O MEC (Ministério da Educação) vai distribuir tablets a escolas públicas a partir do próximo ano.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante palestra a editores de livros escolares, na 15ª Bienal do Livro. O objetivo, segundo o ministro, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.
Haddad afirmou que o edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano. "Nós estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais. Temos portais importantes, como o Portal do Professor e o Portal Domínio Público. São 13 mil objetos educacionais digitais disponíveis, cobrindo quase toda a grade do ensino médio e boa parte do ensino fundamental."
O ministro disse que o MEC está em processo de transformação. "Precisamos, agora, dar um salto, com os tablets. Mas temos que fazer isso de maneira a fortalecer a indústria, os autores, as editoras, para que não venhamos a sofrer um problema de sustentabilidade, com a questão da pirataria."
Haddad não soube precisar o volume de tablets que será comprado pelo MEC, mas disse que estaria na casa das "centenas de milhares". Ele destacou que a iniciativa está sendo executada em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.
"O MEC, neste ano, já publica o edital de tablets, com produção local, totalmente desonerado de impostos, com aval do Ministério da Fazenda. A ordem de grandeza do MEC é de centenas de milhares. Em 2012, já haverá uma escala razoável na distribuição de tablets."

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Visita Técnica Vila Nova do Sul e São Sepé

Pela manhã do dia 31/08, os professores Renato Miranda e Vanessa Roth realizaram visita técnica na E.E.E.B. Eduardo Lopes da Rosa, em Vila nova do Sul, com o objetivo de formatar computadores e viabilizar o uso do laboratório. A escola está adequando seu laboratório com a intenção de sediar um pólo do Projeto Escola Técnica Aberta do Brasil, uma parceria, entre o governo estadual e federal, para levar o ensino técnico às escolas da rede estadual, para o ano de 2012. O instituto Federal Farroupilha (IFET) estará realizando visitas às escolas para fazer uma avaliação da infraestrutura para possível implantação dos cursos. Ao chegarmos à escola, os alunos estavam envolvidos com a Feira das Etnias da Língua Inglesa, um belo trabalho interdisciplinar apresentado no ginásio da escola, que contou com a participação efetiva dos alunos, na pesquisa da cultura de cada país e apresentação para o grande grupo.

No mesmo dia à tarde, estivemos na E.E.E.B. Francisco Brochado da Rocha CIEP, em São Sepé, onde também efetuamos a formatação dos computadores, além de realizarmos a instalação de vários programas utilitários. O trabalho foi acompanhado pelas professoras Marlene Teresinha Machado Freitas e Kátira da Rosa Ineu, também alunas co curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h), ministrado pelos professores do NTE Mara Denize Mazzardo e Renato Miranda.