terça-feira, 30 de agosto de 2011

Visita CMID


No dia 29/08, pela manhã, realizamos visita ao CMID (Centro Marista de Inclusão Digital). Com o objetivo de ampliarmos os trabalhos de inclusão digital nas escolas estaduais, bem como elaborarmos um Projeto de Rádio Escola, fomos conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Centro Marista. O Projeto atende em torno de 120 alunos da comunidade Santa Marta, visando inclusão digital e formação técnica na área da  informática. A proposta utiliza-se do uso de software livre, trabalha com a reciclagem de materiais doados, onde se estimula a criação, através da Meta Arte e a Robótica Livre na construção e programação de protótipos de acordo com as necessidades locais. Além disso, conta com um Telecentro, espaço destinado para comunidade ter acesso à internet de forma gratuita. Após conhecermos os espaços e a proposta, sentamos para estruturar o Projeto de Rádio Escola, fechando os temas e as possíveis datas. Estavam presentes na reunião o Coordenador do CMID Algir Facco da Silva e professores, o Coordenador Pedagógico da 8ª CRE Rogier Machado de Menezes e assessoria de comunicação, professores do NTE, representantes das escolas estaduais Érico Veríssimo, Augusto Ruschi, Padre Caetano, Manoel Ribas e Hilda Köetz, professores da UFSM Rosane Rosa e Luciano e Paulo representando a Rádio Caraí.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

1º Encontro de Blogueiras


No dia 23/08 aconteceu 1º Encontro de Blogueiras do Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac. Atendendo uma solicitação da escola, as professoras Mara Denize Mazzardo e Vanessa Roth trabalharam com um grupo de professoras da escola, cito: Cátia, Ivany, Beoci, Méri, Marlete, Angela Sauthier, Jane, Maria Zaida e Magda. O encontro teve por objetivo desenvolver o uso de mais recursos e aplicativos do Blog, fazendo dessa ferramenta mais um recurso pedagógico para se trabalhar com os alunos.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Curso Elaboração de Projetos

Inciou no dia 18 de agosto de 2011 o curso Elaboração de Projetos que tem como objetivo propiciar aos professores e gestores de escola o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.
Com o curso os professores e gestores obterão um aprofundamento teórico/prático maior sobre o trabalho com projetos nas atividades curriculares. O curso com carga horária de 40 h será desenvolvido até novembro com um encontro presencial por mês.
Duas turmas estão participando e as aulas presenciais acontecem no NTE de Santa Maria, ministradas por Mara Denize Mazzardo.
Turma 1 - Manhã

Turma 2 - Tarde


terça-feira, 16 de agosto de 2011

COMITÊ COMUNITÁRIO DE COMBATE A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS É LANÇADO EM SANTA MARIA


No dia 15 de agosto, no Seminário São José, nos turnos da manhã e tarde, aconteceu o lançamento do Programa de constituição de um Comitê para combater a violência nas escolas, o evento é uma iniciativa da Secretaria da Educação (SEDUC/RS) em conjunto com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ªCRE). O Coordenador Estadual Prof. Dr. Julio Alejandro Jélvez apresentou o Programa que visa uma ação articulada com as organizações e associações sociais das comunidades locais e em parceria com as Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, Secretaria da Saúde, Secretaria do Esporte, do Departamento Estadual do Trânsito, do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil/RS, dos Conselhos Tutelares, do PRONASCI, com o objetivo de proteção e segurança às crianças e adolescentes nas escolas. O professor Alejandro destaca a importância do envolvimento da comunidade escolar, na observação dos fatores geradores da violência, bem como na sua problematização e no enfrentamento, com medidas de prevenção. O Ministério Público também está engajado com o Programa e foi representado pelo Dr. Antônio Augusto Ramos de Moraes - Promotor de Justiça – 1ª Promotoria de Justiça Especializada da Infância e Juventude de Santa Maria, que expôs o trabalho desenvolvido junto a escolas estaduais e municipais com o objetivo de prevenção, voltado para práticas restaurativas. O Promotor destacou que devemos desenvolver uma cultura de paz, onde todos precisamos nos reeducar, inclusive na forma de comunicação e na mudança de postura, a fim de prevenirmos a violência no ambiente escolar. O período de lançamento do Programa é de 02 a 22 de agosto de 2011, para que todas as Coordenadorias Regionais de Educação sejam envolvidas e o trabalho tenha continuidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Alan Bonilha

segunda-feira, 15 de agosto de 2011


Nos dias 11 e 12 de agosto de 2011, aconteceu um Encontro de Capacitação dos Professores dos NTEs "Prospectando o Projeto Província de São Pedro", no auditório da Escola Técnica da UFRGS. Representando a 8ª Coordenadoria Regional de Educação foram os professores Angelo Pedro Cassol Filho e Margareth Gamarra. A abertura e mediação do envento foi realizada pela Prof. Ana Cláudia Figueroa e a apresentação do Projeto UCA foi realizada pela Prof. Léa Fagundes.

PROGRAMAÇÃO
No turno da manhã, serão apresentados os trabalhos realizados pelos NTEs junto às Escolas Estaduais participantes do Projeto UCA.
9 horas: abertura pelas profas. Léa Fagundes e Ana Cláudia Figueroa
9h 30 às 9h50 : apresentação do NTE de Canoas
9h50 às 10h10: apresentação do CEPIC de Novo Hamburgo
10h10 às 10h30: apresentação do Prof. Daniel Lopes da UNISINOS
10h30 às 10h50: apresentação NTE de Bagé
10h50 às 11h10   Intervalo
11h10 às 11h30: apresentação do NTE de Carazinho
11h30 às 11h50: apresentação do NTE de Ijui
11h50 às 12h10: apresentação do NTE de Porto Alegre
12h10 às 12h30: apresentação de Santo Ângelo
 No turno da tarde, serão apresentadas, pela equipe do LEC, oficinas de aprendizagem.
14h às 14h20: apresentação de Caxias do Sul
14h20 às 14h40: apresentação de Canguçu
14h40 às 15h10: apresentação do CAP (Colégio de Aplicação da UFRGS)
15h10 às 15h30  Intervalo
15h30 : Oficinas ( Etoys, Agência de Notícias, Projetos de Aprendizagem)



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

NTEs participam de seminário de formação

Os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRES), estão participando de seminário de formação organizado pelo Departamento de Logística e Suprimento (DLS), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Nesta quinta-feira (11) foi feita formação para o Projeto Província de São Pedro, que prevê a distribuição de um computador por professor e aluno em algumas escolas que participarão do Projeto Piloto na região da fronteira com o Uruguai e em cidades da grande Porto Alegre.

A diretora de Logística e Suprimento da Seduc, Ana Claudia Figueroa, enfatizou a importância dos NTEs trazerem os desafios do projeto pedagógico regional. “Não se trata de replicar experiências, é preciso que o professor tenha o papel de protagonista na utilização das tecnologias educacionais, criando alternativas com as novidades disponibilizadas”, explicou.

Para a coordenadora adjunta da 21ª CRE, Marli Franke, o seminário permite conhecer novas práticas desenvolvidas em sala de aula e partilhar experiências.
 Fonte: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=7126

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Alunos conhecem mais internet que professor


"Brasília – O uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) nas escolas ainda é desafio para boa parte dos professores.
Pesquisa divulgada ontem pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostra que 64% dos docentes entrevistados acreditam que os alunos entendem mais de computador e internet do que eles próprios.
Diretores, coordenadores pedagógicos e professores apontam a faltam de infraestrutura adequada como um dos fatores de limitação para o uso efetivo da tecnologia no aprendizado. Entre os problemas, foram citadas a baixa velocidade de conexão de internet e o número insuficiente de computadores conectados.
A pesquisa entrevistou 1,5 mil professores e quase 5 mil alunos de 497 escolas para identificar os usos da internet na rotina do ensino público do país. Segundo o CGI.br, 100% das unidades da rede em área urbana estão equipadas com computadores e 92% têm acesso à internet. Em média, os colégios tinham 23 computadores instalados e 18 em funcionamento. Para 75% dos docentes entrevistados, a principal fonte de apoio para o desenvolvimento de suas habilidades tecnológicas são os contatos informais com outros educadores.
Na avaliação do diretor de Formulação de Conteúdos Pedagógicos do Ministério da Educação (MEC), Sérgio Gotti, é natural que os professores aprendam com seus alunos e colegas em função da velocidade com que as tecnologias evoluem atualmente. O ministério conta com um programa de capacitação para o uso do computador que já formou mais de 300 mil profissionais, mas, segundo Gotti, é impossível que esse curso seja a única fonte de formação e atualização dos docentes.
O professor precisa sempre estar procurando novas formas de atualização, até mesmo pela internet, mas principalmente com os seus alunos, com a nova geração”, assinala. “Quando a gente olha a questão do uso do computador, bem ou mal a gente nota que há um incremento na utilização em função do que é o aluno do século 21, que está muito mais antenado nessa questão e, de uma certa forma, induz o professor a incorporar essas tecnologias.
Das escolas que participaram da pesquisa, 81% têm laboratório de informática, mas 14% não contam com conexão à rede. Apenas 4% das salas de aula têm computador. O local da escola em que a máquina está mais presente é na sala do diretor ou coordenador pedagógico (88%).
Para o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), que coordenou os estudos, o modelo de acesso às TICs via laboratório de informática precisa ser superado para que o computador seja inserido na rotina de aprendizagem da sala de aula.
Gotti não acredita que o laboratório de informática deva ser aposentado, mas defende que novas tecnologias sejam incorporadas à sala de aula. Ele cita como exemplo o Programa Um Computador por Aluno (UCA), que desde o ano passado disponibiliza uma linha de financiamento para que estados e municípios comprem a custo mais baixo laptops para serem usados individualmente pelos alunos. Segundo o diretor do MEC, cerca de 250 mil equipamentos já foram adquiridos pelas redes de ensino. O ministério já estuda a possibilidade do uso de tablets em sala de aula, mas ainda não há definição de qual seria a política adequada.
O entendimento é que precisamos expandir essa questão da utilização do computador e o laboratório continuará existindo, porque tem outras funções e pode ser usado como biblioteca virtual, espaço de consulta para o professor, o aluno e a área administrativa. As políticas são complementares e temos que nos aproximar das tecnologias da forma mais rápida possível”, diz Gotti." Fonte: INFO Online

Os dados completos da pesquisa estão disponíveis aqui.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Impacto da tecnologia na educação ainda não pode ser medido, diz OCDE

Relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), divulgado no final de junho, compara dados de acesso às tecnologias da informação e comunicação, em casa ou na escola, com alguns dos resultados do Pisa, de 2009 (íntegra em inglês aqui).
Dos 70 que participam do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), apenas alunos de 15 anos de 16 países foram analisados neste novo relatório.Uma das principais conclusões a que se chegou é que ainda não se pode medir o impacto do acesso a computadores e internet em sala de aula a resultados acadêmicos mais positivos. Segundo afirma seus redatores, é preciso investigar a qualidade das atividades desenvolvidas durante o período escolar para poder chegar a alguma conclusão.Por outro lado, de maneira surpreendente, o relatório afirma no entanto que o mesmo acesso em casa tem influência positiva nas habilidades de leitura em ambiente digital e nas competências de navegação. Como, nesse caso, as atividades estão em geral mais ligadas ao interesse particular dos alunos, é essa motivação diversa que, segundo os autores, deve se refletir de maneira diferente nos dados.

Inclusão digital
A média de acesso nos países que participam do Pisa aumentou nos últimos dez anos. Em 2000, a porcentagem de estudantes que tinha computadores em casa era de 72%; em 2009, 94%. Acesso à internet em casa saltou de 45% para 89% no mesmo período.Mas a diferença de inclusão digital ainda persiste entre países. Enquanto os cidadãos da Holanda, Finlândia e Noruega têm acesso quase universal ao computador e à internet em casa, menos da metade dos estudantes mexicanos têm tal condição. Onze países membros têm acesso considerado baixo, sendo os piores o Quirguistão (14%) e Indonésia (8%).O uso de tecnologias da informação nas escolas parece compensar a falta de acesso nas residências em países como Portugal, Itália, Polônia, Hungria, Grécia e Suiça.