segunda-feira, 18 de julho de 2011

Curso "Elaboração de Projetos" - 40h - Turmas 2011

O curso destina-se aos professores da rede pública que pertencem a região de abrangência da 8ª CRE-RS. (Cacequi, Dilermando de Aguiar, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jaguari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Quevedos, Santa Maria (somente professores da rede estadual), São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi e Vila Nova do Sul).

Turmas prevista para iniciar no dia 18 de agosto de 2011. Os encontros presenciais estão previstos para as seguintes datas: 18 de agosto, 15 de setembro, 20 de outubro e 17 de novembro.

Turma 1/2011 quintas-feiras pela parte da Manhã (18 vagas)
Turma 2/2011 quintas-feiras pela parte da Tarde. (18 vagas)

Previsão de um encontro presencial mensal no NTE de Santa Maria (totalizando 4 encontros).
O curso "Elaboração de projetos" tem como objetivo propiciar aos professores e gestores de escola o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escola, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola.

Critérios de seleção:

  1. Ter concluído o curso "Introdução a educação digital" ou "Tecnologias na escola: ensinando e aprendendo com as TIC". 
  2. Ser professor regente.  
  3. Professores que atuam em setores. Neste caso, como existem atividades a serem realizadas com alunos, deverão ter disponibilidade de tempo para a realizar as atividades em sala de aula em conjunto com um professor titular.

    Participação do NTE / 8ª CRE na 18ª FEICOOP

    O NTE da 8ª Coordenadoria Regional de Educação participou de 08 a 10 de julho da programação da 18ª Feira Estadual de Cooperativismo (18ª FEICOOP) em Santa Maria - RS.


    sexta-feira, 15 de julho de 2011

    Curso "Materiais Virtuais Interativos" para professores de matemática da rede pública na modalidade EAD - Gratuito

    Continuam abertas as inscrições para o curso "Materiais Virtuais Interativos" para o Ensino da Matemática na Educação Básica? para o ano de 2011. O curso é destinado a professores de matemática da rede pública. O curso tem  fluxo contínuo de entrada,  porém  com términos em junho ou novembro de cada ano. O Curso é "gratuito"  e  na modalidade EAD, em ambiente virtual. O certificado será fornecido pela  UNIJUÍ- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul com a carga horário entre 20 a 120 horas conforme carga horária efetivamente cumprida referente aos tópicos escolhidos pelo participante.

    sábado, 9 de julho de 2011

    Oficina Blog Tarde

    No período da tarde tivemos alguns expositores do Espirito Santo e Rio de Janeiro criando Blog para divulgar seus produtos.Também alunos do curso de Nutrição da UNIFRA.

    1º Encontro de Blogueiros de Escolas Públicas

    1º Encontro de Blogueiros de Escolas Públicas com presença de representantes de escolas que possuem Blogs. 

    A Feira


    Artesanato feito com Capim Dourado do Parque do Jalapão - Tocantins

    Oficina Blog Manhã



    8ªCRE/NTE na 7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 18ª FEICOOP Feira Estadual do Cooperativismo

    Na manhã fria do dia 09 de julho de 2011 estamos participando do evento, trabalhando na organização de palestras e ministrando Oficinas de Blog.





    sexta-feira, 8 de julho de 2011

    Coordenadoria de Santa Maria participa da 18ª FEICOOP

     

    A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) em parceria com o Projeto Esperança Cooesperança participa pela primeira vez da programação da 18ª Feira Estadual de Cooperativismo (18ª FEICOOP) que inicia hoje (08) e vai até até domingo (10) no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter em Santa Maria.

    Há um mês funcionários da 8ª CRE, organizados em sete grupos, estão trabalhando intensivamente na elaboração da programação que fará parte das atividades dos três dias da Feira que é o maior evento de economia solidária da América Latina. “Compreendemos que a parceria 8ª CRE e Projeto Esperança Cooesperança e também a nossa participação na FEICOOP, que é inédita, vem ao encontro de um pensamento que aposta que uma outra educação é possível, ou seja, parte da ideia de uma proposta política e pedagógica verdadeiramente solidária e inclusiva que valoriza e coloca a escola como protagonista social”, destaca a coordenadora regional da 8ª CRE, Celita da Silva.

    Hoje a 8ª CRE e escolas dos vinte três municípios de abrangência e também a 24ª CRE de Cachoeira e a 3ª CRE de Estrela participam do início das atividades na 7ª Caminhada Internacional e Ecumênica Pela Paz. Além de cartazes, faixas e banners que farão parte da Caminhada, uma colcha do meio ambiente – confeccionada com desenhos pelos alunos das escolas estaduais e que fará parte da programação do Fórum Social Mundial e da Rio+20 – será conduzida pelos participantes.

    Amanhã (09) a 8ª CRE abre a programação, às 8h30, com um “Fórum de Educação Profissional e Economia Popular Solidária”, organizado pelo Setor Pedagógico, onde serão apresentadas experiências de economia solidária e a tarde, 14h, como continuidade do Fórum, acontece um debate com participação de entidades e pesquisadores. Também pela parte da manhã às 10h e a tarde, às 16h, o Núcleo de Tecnologia Educacional de Santa Maria (NTE) promove oficina de Blog no Laboratório de Informática do Colégio José Otão e no horário das 14h o “Iº Encontro de Blogueiros de Escolas Públicas” com presença de representantes de escolas que possuem Blogs. Na tarde de sábado, às 15h, a Assessoria de Comunicação Social realiza o “Iº Encontro de Rádios Escolas e Rádios Comunitárias” reunindo rádios comunitárias de Santa Maria e escolas estaduais que utilizam rádio-poste. No domingo, a partir das 14h, acontece o “Iº Encontro de Bandas Estudantis” com  apresentação e desfile de bandas de escolas da 8ª CRE no palco principal da Feira. Também haverá durante todo o evento uma estande institucional da CRE, com mostra de ações e programas desenvolvidos pela Coordenadoria e exposição de projetos e experiências das escolas estaduais. Todas as atividades são abertas ao público e não tem custo para participação.  
    Fonte: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?PAG=2&ID=6879

    terça-feira, 5 de julho de 2011

    Cursos em Júlio de Castilhos
    No dia 29/06/2011 iniciamos mais dois cursos de Introdução à Educação Digital, no município de Júlio de Castilhos. As professoras Mara e Vanessa trabalharam no laboratório da Escola Dolores Paulino e os professores Angelo e Renato no laboratório da Escola Vicente Dutra. Aproveitamos a oportunidade para registrar momentos do curso, espaços da escola e algumas paisagens da cidade.





    Agradecemos
    a recepção





    e até o próximo encontro!