terça-feira, 28 de junho de 2011

Projetor ProInfo


Com o propósito de levar tecnologias às salas de aula, o Ministério da Educação disponibiliza, por meio do FNDE, um projetor multimídia interativo para facilitar o ensino e a aprendizagem.
Concebido e desenvolvido pelas universidades federais de Santa Catarina e de Pernambuco, o projetor é diferente dos demais disponíveis no mercado por facilitar a interatividade.
Portátil e leve (apenas 5 quilos), é equipado com mouse, teclado e portas de entrada para CD, DVD e demais acessórios (USB), e congrega diversas funcionalidades. Portanto, dispensa o uso de computador.
O objetivo é levar os conteúdos digitais para a sala de aula e, com isso, torná-la mais atraente e interativa. O Ministério da Educação já solicitou patente do produto.
O projetor multimídia será mais uma ferramenta de inclusão digital do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo.
Os municípios, estados e Distrito Federal poderão adquirir este equipamento com recursos próprios ou de outras fontes, por meio de adesão à ata de registro de preços decorrente do pregão nº 42/ 2010, realizado pelo FNDE. (
Fonte: http://www.fnde.gov.br/index.php/projetor-proinfo)
O NTE de Santa Maria recebeu um projetor e já iniciou os testes para utiliza-lo como ferramenta pedagógica.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tecnologia Educacional

 

Seduc investe em reestruturação dos NTEs

 

No contexto de trabalho da equipe diretiva da Secretaria da Educação (Seduc), que tem três eixos de gestão - políticas de formação permanente dos professores, recuperação físicas dos espaços escolares, incluindo a modernização tecnológica, a valorização e o diálogo permanente com os educadores – o Departamento de Logística e Suprimentos (DLS) realizou um diagnóstico in loco da situação dos 30 Núcleos de Tecnologia Educacional da Educação (NTE), presentes em cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE).  De acordo com a diretora do DLS, Ana Claudia Figueroa, a partir do levantamento a Secretaria está prospectando uma reestruturaração dos núcleos, visando à modernização tecnológica da rede, já que, segundo ela, os NTES exigem um conceito mais autônomo de formação da Tecnologia da Informação (T.I).

Vinculados a Seduc, a função dos NTES é fomentar o uso da tecnologia e dos recursos tecnológicos, direcionando para atuação em sala de aula, além de proporcionar a formação tecnológica para os servidores. Até o momento os espaços estavam sendo usados para mediação e formação dos programas federais realizados pelo Ministério da Educação (MEC).  Em grande maioria os núcleos estão localizados fora das CRES, em escolas ou em espaços alugados, cada laboratório possui aproximadamente 30 máquinas aproximadamente.

A nova concepção estrutural dos NTES orienta que os núcleos sejam adaptados nos espaços das coordenadorias. Os laboratórios serão repadronizados, com máquinas novas, melhor qualificadas e com sistema “Dual Boot” que permite a operacionalização da máquina nos sistemas Linux e Windows. Segundo a diretora, a Seduc avalia a necessidade de cinco docentes com formação pedagógica e informática educativa para comporem a estrutura funcional dos núcleos. Além disso, uma rede de assessoramento e tutoria está sendo criada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para a execução de um consórcio entre universidades públicas que vai auxiliar na manutenção e suporte dos NTES.

Outra ação que será implantada é a contratação de um “residente itinerante”, nome dado ao profissional que será responsável pela manutenção preventiva dos laboratórios, que será sediado na CRE, mas terá um cronograma de manutenção na região. “A expectativa é de reduzir em 60% o chamado direto para conserto com a manutenção preventiva. Uma logística eficiente neste caso se resolve com trabalho altamente qualificado e o uso mais inteligente dos serviços da Procergs, que gerencia e dá suporte em T.I os órgãos do Estado”, avalia a diretora.

Segundo Ana Claudia, as intervenções que serão realizadas na estrutura física e organizacional, visam o trabalho dentro do conceito de socialização de saberes integrado com a coordenação pedagógica da CRE. “A intenção é replicar as “Boas Práticas Digitais” para fomentar e acompanhar os usos de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s) para que possam ser um instrumento de interlocução entre professores e alunos”, informou.  A diretora também ressaltou que os NTES continuaram a dar suporte gerencial para as iniciativas do MEC e nas formações realizadas pela iniciativa privada. Além disso, os núcleos serão os responsáveis pela formação continuada de servidores da administração escolar, trabalhando com software’s desenvolvidos para a gestão escolar.

A previsão para a implantação da nova estrutura é para o primeiro semestre de 2012, já que é preciso a inclusão das ações no orçamento da Seduc. “Este ano é de transição, de consolidação da nossa proposta e de iniciarmos a formação das Boas Práticas Digitais na estrutura existente”, finalizou a diretora. 
 
Fonte: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=6803

terça-feira, 21 de junho de 2011

Curso Introdução à Educação Digital – Turma 42 - Colégio Manoel Ribas

- Professores(as) da Escola no LAB-2 durante o 2º. encontro presencial do curso.
- As apresentações das atividades com as turmas de alunos(as) dos(as) professores(as) cursistas está prevista para a 1ª. semana de julho.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

No dia 08/06/2011, no turno da manhã, os professores Renato Miranda e Vanessa Roth realizaram visita técnica no laboratório de informática da E.E.E.F. Cap. Emídio Jaime Figueiredo, em São Sepé. Procederam uma manutenção preventiva, além da instalação de recursos educacionais digitais em todas as máquinas. O trabalho foi acompanhado pela diretora da escola Profª Danilieta Pereira Brum.


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Livro didático digital acessível - Mecdaisy

O professor Angelo Pedro participou nos dias 14 e 15 de junho de 2011, em Porto Alegre, do "Curso de formação continuada para uso da tecnologia MECDAISY".
Este programa do MEC é "uma solução tecnológica que permitirá a produção de livros em formato digital acessível, no padrão Daisy. Desenvolvido por meio de parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - NCE/UFRJ - o Mecdaisy possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado.
Este padrão apresenta facilidade de navegação pelo texto, permitindo a reprodução sincronizada de trechos selecionados, o recuo e o avanço de parágrafos e a busca de seções ou capítulos. Possibilita também, anexar anotações aos arquivos do livro, exportar o texto para impressão em Braille, bem como a leitura em caractere ampliado. Todo texto é indexado, facilitando, assim, a manipulação através de índices ou buscas rápidas.
Além dos benefícios do Mecdaisy às pessoas com deficiência visual ou física que podem ter acesso à leitura sob a forma de áudio e texto digital, destaca-se que está disponível a metodologia para geração de livros neste padrão, que poderá ser utilizada gratuitamente nas escolas e instituições de educação superior, para garantia da acessibilidade.
O programa pode ser baixado através do Portal do MEC ou através da página do projeto na UFRJ

FINALIZADO CURSO NA ESCOLA JOÃO LINK SOBRINHO

Na aula de quarta dia 15 de junho, ocorreu o sexto encontro presencial do curso de 40h de Introdução à Educação Digital. Com um seminário onde os 15 professores cursistas fizeram a apresentação de suas criações e principalmente das suas práticas pedagógicas, encerramos o curso com a Turma 41, que foi ministrado pela professora formadora Giovanna. A Turma teve 100% de aproveitamento. Parabéns aos professores e a direção da Escola João Link Sobrinho.



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Curso Introdução à Educação Digital - Professores EEEF Carlos GomesTurma 45

Inciciou no dia 15 de junho 2011 o curso Introdução à Educação Digital com os professores da EEEF Carlos Gomes de Três Mártires - Júlio de Castilhos. Neste primeiro encontro exploramos os Recursos Educacionais do Linux Educacional e do Portal do Professor. Os próximos encontros presenciais acontecerão em julho e agosto.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Exemplo de trabalho didático utilizando 
as novas mídias

O Projeto Laços de Cultura Bom Princípio Klüsserath da E.M.E.F. São José de Bom Princípio/RS, ganhou destaque na edição do RBS Notícias do dia 08/06/2011. O trabalho tem por objetivo promover um intercâmbio cultural entre as cidades irmãs de de Bom Princípio (Brasil) e Klüsserath (Alemanha).

Saiba mais acessando o Blog do Projeto:http://lacosdecultura.blogspot.com/

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Curso Introdução à Educação Digital – Turma 44 - IIE Olavo Bilac

Iniciou no dia 07 de junho de 2011 mais uma turma do curso Introdução à Educação Digital, com um grupo de professores do IEE Olavo Bilac de Santa Maria. O curso está sendo ministrado pela professora Mara e as aulas presencias acontecereão até a segunda semana de agosto.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Visita Técnica na E.E.E.F. Almiro Beltrame

Na manhã de hoje, estiveram na Escola Almiro Beltrame os professores Renato Miranda e Vanessa Roth para realizar assitência técnica no laboratório de informática. Procederam a formatação de dois computadores, a instalação de programas (em algumas máquinas) e de objetos educacionais em todos os computadores. O trabalho foi acompanhado pelas professoras Tânia Linhatti de Oliveira (diretora da escola) e Simone Cavalheiro.

Visita Técnica na E.E.E.F. Humberto de Campos

No dia 06 de junho, a tarde, os professores Renato Miranda e Vanessa  Roth realizaram visita técnica na Escola Humberto de Campos. Efetuaram manutenção preventiva no laboratório, configuração de impressora, além de orientar sobre uso de equipamentos e a melhor maneira de instalação dos mesmos. O trabalho foi acompanhado pela diretora da escola Profª Neuza Pereira.



Linux 20 Anos

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Software gratuito ensina a localizar estrelas e planetas

Stellarium é um planetário de código aberto para o seu computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a olho nu, com binóculos ou telescópio. Ele também tem sido usado em projetores de planetários. Basta ajustar as coordenadas geográficas e começar a observar o céu! Ele funciona em Windows, Mac e Linux. 
(http://www.stellarium.org/pt/)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Quinto Encontro Presencial PROGESTÃO Online

Aconteceu no dia 31 de maio de 2011, no Laboratório de Informática da Secretaria de Estado da Educação, o Quinto Encontro Presencial do PROGESTÃO Online, curso piloto realizado com uma turma de gestores de Ijui e outra de Porto Alegre. A Turma de Porto Alegre tem como tutora a professora Mara Denize Mazzardo do NTE de Santa  Maria.
Mais informações no Link Abaixo


Curso Introdução à Educação Digital - IEE Olavo Bilac e Passagem de Balões

Está em andamento o curso Introdução à Educação Digital - Turmas 39 e 40 formadas por professores do IEE Olavo Bilac. 
No dia 27 de maio, enquanto uma das turmas estava em aula no laboratório de Informática, os alunos e professores assistiram a passagem de Balões participantes do Festival de Balonismo que aconteceu em Santa Maria nos dias 27, 28 e 29 de maio. A turma de professores que participava da aula no laboratório de informática perdeu o espetáculo da passagem dos balões sobre a escola, mas o evento foi registrado e compartilhamos as belas imagens neste espaço.