quinta-feira, 31 de março de 2011

Inclusão Digital 

 Estado vai adquirir mil netbooks para implantar piloto do “Escola Digital”

 

O Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (Seduc), vai adquirir mil netbooks para agilizar o processo de implantação do Programa Escola Digital. A decisão foi tomada pelo secretário da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, na manhã desta quarta-feira (30), após reunião com a diretora do Departamento de Logística da Seduc e responsável pelo programa, Ana Claudia Figueroa.

O projeto piloto foi anunciado em setembro de 2010 e prevê a distribuição de um netbook portátil aos alunos de cinco escolas estaduais, beneficiando aproximadamente 1.200 estudantes. Por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a iniciativa privada os equipamentos (netbooks e lousa digital) seriam doados para escolas, e estariam disponíveis no início do ano letivo. Segundo Ana Claudia, isso não foi possível porque o programa se sustenta nas doações de equipamentos. Na troca de governo, a Seduc contatou as empresas, que seguiram a parceria. Porém, com doações modestas, comparado à demanda. “Quando a parceria foi firmada, foi criada uma falsa expectativa, pois não estavam definidas as quantidades. Depois de analisarmos o projeto, percebemos que, em termos de logística e formato, ele não atende o mínimo necessário para ser implantado como política pública. Estamos refazendo a lógica da formação para prospectar dentro da concepção de inovação e inclusão tecnológica”, disse a diretora.

Analisado o contexto, a alternativa encontrada foi a aquisição do maquinário. Todo o trâmite deve durar cerca de dois meses (compra, chegada e instalação do equipamento). Conforme explicou a diretora, foi a forma mais rápida para garantir a qualidade e continuidade do projeto. Ela ressalta ainda que a relação com as empresas parceiras continua de maneira tranqüila e que as doações serão agregadas ao projeto.
Para o secretário Azevedo, o investimento de R$ 1 milhão para a implantação do projeto piloto se justifica porque a modernização tecnológica é um compromisso do Governo Tarso Genro e será honrado. “A modernização tecnológica é um dos eixos norteadores da nossa gestão para garantir o acesso do atual estágio de desenvolvimento tecnológico e ampliar a inclusão digital. Nesse sentido, o programa será fundamental”, avalia.


As escolas que participam do projeto piloto são:
E.E.E.F. Aurélio Reis - Porto Alegre
E.E.E.F. Profª Maria Luiza Rosa - Caxias do Sul
E.E.E.F. Volmar Antonio Salton - Passo Fundo
E.E.E.F. Bairro Carvalho - Cachoeira do Sul
E.E.E.F. Tomé de Souza - Esteio

Fonte Secretaria de Educação: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=6151

quinta-feira, 24 de março de 2011

Curso Introdução à Educação Digital – Turma 34 - Santa Maria

No dia 24/03/2011 concluímos mais um curso de 40 h - Curso Introdução à Educação Digital – Turma 34 - com professores da EEEF Santa Marta de Santa Maria.
Esperamos que os alunos professores consigam desenvolver atividades curriculares, com seus alunos, no Laboratório de Informática e que o trabalho realizado resulte na melhoria da aprendizagem dos alunos da escola.
Professoras do curso: Mara Denize Mazzardo com a colaboração de Vanessa Roth
Aproveitamos também para parabenizar toda comunidade escolar pelo 10º Aniversário da escola que ocorreu no dia 19 de março de 2011.


sexta-feira, 18 de março de 2011

Curso "Ensinando e aprendendo com as TIC"

Informamos que as inscrições do curso "Ensinando e aprendendo com as TIC" estão encerradas, a partir do dia 21/03/2011 estaremos entrando em contato com os inscritos para maiores informações sobre os encontros presenciais e o ambiente virtual de ensino. 

segunda-feira, 14 de março de 2011

terça-feira, 1 de março de 2011

Curso Introdução à Educação Digital – Turma 35 - São Sepé

 No dia 25 de fevereiro de 2011 mais uma turma (Turma 35) concluiu o curso Introdução à Educação Digital (40 horas). A turma foi formada por um grupo de professores do Instituto Estadual de Educação Tiaraju - São Sepé e a professora foi Mara Denize Mazzardo.  Esperamos que os conteúdos estudados/praticados possam contribuir para a realização de atividades didáticas mediadas por recursos tecnológicos.
Parabéns aos participantes!