domingo, 20 de junho de 2010

Pela web, projeto capacita professores ao mundo digital

Cada vez mais, PCs estão invadindo as salas de aula. O difícil tem sido os professores acompanharem o ritmo dos alunos, que já nascem com as mãos no teclado e com os olhos nos monitores. Por isso, a Intel tem um projeto mundial que pretende ajudar os professores a utilizar melhor a informática no seu dia-a-dia, e transformar o PC em um instrumento fundamental no processo de aprendizagem.
Em um primeiro momento é pensar como é que eu consigo adicionar elementos de tecnologia na sala de aula e aí ela vira não necessariamente a sala de aula física. Adicionar esses elementos à sala de aula, para que ele possa trabalhar junto com os alunos para que eles possam construir o conhecimento, ou de matemática, ou de português, ou de física, ou dos três juntos. Que é uma proposta, digamos, mais moderna, diz Rubem Saldanha, Gerente de Educação da Intel
O Projeto Elementos foi lançado no início do ano na versão em inglês. Agora, quatro meses depois, chega por aqui na versão em português. E não foi só a tradução de algumas adaptações para a realidade brasileira que fizeram parte do processo.
A gente trabalha com professores locais aqui de universidade, estudantes de doutorado na área de educação e tecnologia para que eles possam fazer adaptações inclusive nos parâmetros curriculares nacionais, que é o nosso guia na área de educação, explica Rubem Saldanha, Gerente de Educação da Intel.
São 5 módulos, cada um com 16 horas. E as aulas online e gratuitas estão disponíveis para qualquer professor do Brasil, tanto no Portal do Professor do MEC quanto no site da Intel. Para fazer parte, basta se cadastrar e seguir os passos na tela. Quer saber os links? Então acesse os endereços que publicamos no início do texto!
Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/


Saiba mais sobre o projeto aqui.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Orientações para Incluir os Recursos Tecnológicos nas Atividades Curriculares

Considerando o contexto atual, permeado de tecnologias (TV, Telefones celulares - com os quais além de falar podemos filmar, fotografar, acessar a internet, assistir TV e ouvir rádio -, máquinas digitais, webcan, rádio) e que a maioria das escolas estão com Salas de Aula Digitais Conectadas, torna-se imperioso a mediação tecnológica nas atividades curriculares.
Destacamos, porém que o trabalho a ser realizado deve ser pedagógico, isto é, o professor irá planejar e implementar aulas, sobre os conteúdos do seu componente curricular e/ou conhecimentos interdisciplinares usando as Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC.
As Salas de Aula Digitais (ou laboratórios de informática) são recursos pedagógicos, espaços de ensino-aprendizagem e devem ser utilizados com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos. Podem também serem espaços de formação para os professores.
Vamos planejar aulas (situações de aprendizagem) nas quais os alunos possam explorar Recursos Educacionais (Objetos de Aprendizagem, Filmes, Imagem, Animações, Simulações, Mapas, Gráficos), Pesquisar na Internet, Produzir Textos

Individualmente e em Colaboração, Participar de Projetos, Divulgar seus Trabalhos, Resolver Problemas, Criar, Representar o Conhecimento com Mídias Diversas, Comunicar-se com colegas de outras escolas, de outros Países, estimulando a participação ativa do aluno.
As crianças e jovens são usuários vorazes de tecnologias, então vamos desafiálos a aprenderem com as mesmas. Outro trabalho docente necessário é a discussão com os alunos sobre as questões sociais e econômicas sobre as tecnologias, levando-os a ter um posicionamento crítico.
Assim como os professores são responsáveis pelo planejamento e implementação das aulas mediadas por tecnologias, acompanhando, orientando e avaliando as atividades, a escola deve estabelecer, no Projeto Político Pedagógico, os objetivos que deseja alcançar com as tecnologias. Qual é a proposta pedagógica da escola com as tecnologias?
Se os professores não se sentirem capacitados para realizar um trabalho didático com as tecnologias a escola pode solicitar, para o Núcleo de Tecnologia – NTE – de Santa Maria, cursos de formação.

Atenciosamente,
NTE Santa Maria

sábado, 12 de junho de 2010

Seminário de TI na Educação

APRESENTAÇÃO
Este evento apresentará à comunidade educacional o “Programa Jovem Digital” e debaterá as questões que são o mote do seminário: Educação, Aprendizagem, Empregabilidade e Cidadania e suas relações com a tecnologia.

“... uma revolução nos papéis sociais tradicionais... um espaço de participação e experimentação de novos modos de pensar e agir sobre a realidade social... romper a dicotomia entre público e privado, na qual público era sinônimo de estatal e privado de empresarial. Estamos vendo o surgimento de uma esfera pública não-estatal e de iniciativas privadas com sentido público. Isso enriquece e complexifica a dinâmica social” (Ruth Cardoso, 1997).

OBJETIVO
  • Apresentar à Rede Estadual de Ensino o Programa Jovem Digital;
  • Ampliar a articulação entre o 1º, 2º e 3º setores, que dá ao programa a consistência necessária aos resultados a serem atingidos;
  • Oportunizar a disseminação do Programa junto à Rede Municipal de Ensino;
  • Refletir sobre o impacto da tecnologia na educação do século XXI;
  • Debater sobre aprendizagem, empregabilidade e cidadania junto aos setores públicos e privados.
PÚBLICO-ALVO
Diretores e Coordenadores Pedagógicos da Rede Estadual de Ensino, Diretores e Coordenadores da SEDUC, Empresários e Profissionais de TI, Secretários Municipais de Educação do Rio Grande do Sul, Secretários de Estado, Governadora do RS.

PROGRAMAÇÃO

MANHÃ
8h - Welcome Coffee e credenciamento
9h - Abertura do Evento
9h30min - Apresentação dos Programas Jovem Digital e Professor Digital
10h - Palestra
11h - Painel 1: O Impacto da Tecnologia na Educação do Século XXI
12h30min - Intervalo para almoço

TARDE
13h30min - Welcome Coffee e credenciamento
14h - Painel 2: Educação Digital
15h30min - Coffee Break
15h50min - Painel 3: Aprendizagem, Empregabilidade e Cidadania
17h15min - Criação do Fundo para Bolsistas e Assinatura de Convênio
Entrega de Certificação aos Tutores "Jovem Digital"
Apresentação de Novos Parceiros
18h15min - Encerramento do Evento com sorteio de prêmios

* Programação sujeita a alteração.

SITE: www.jovemdigital.rs.gov.br

domingo, 6 de junho de 2010

Qual é o melhor antivírus grátis?

1º - Avast 5 Free
Esta versão do software trouxe ao mundo a nova interface do programa. Organizada e intuitiva, ela é  a mais fácil de usar dos cinco antivírus testados. E o programa não faz feio na hora da varredura. Ele identificou 3.588 ameaças no pacote de 3.298 (um antivírus pode identificar mais de um trecho de código malicioso em um arquivo, por isso o número discrepante entre vírus e ameaças identificadas). No SpyCar, o Avast 5 Free passou nos 18 testes. Já no EICAR, concluiu com sucesso 75% deles. A única coisa negativa do programa localiza-se na defesa antiphishing: ele constatou apenas um site malicioso em um grupo de 50.

1º - AVG 9 Free Antivirus
O AVG divide o primeiro lugar com o Avast. Não à toa. Durante o teste, ele sempre manteve o bom desempenho. Durante o confronto com os malware, ele caçou e matou 2.947 vírus do pacote. No teste de navegação, o programa defendeu o PC de 16 sites maliciosos, identificados entre 50 URLs escolhidas. Aqui, o número de detecções foi baixo, embora deva ser considerado bom, uma vez que os concorrentes tiveram desempenho muito pior. No teste do SpyCar, o AVG 9 conseguiu 100% numa bateria de 18 avaliações. No EICAR, contudo, ele patinou e concluiu apenas 25% das tarefas.

2º - BitDefender Free 2010
O BitDefender gratuito mudou a interface, que se tornou agradável e mais limpa. Mesmo assim, ainda deixa a desejar na parte de recursos. Com um bom sistema de varredura, o programa detectou 2.843 ameaças no pacotão de mais de 3 mil pragas digitais. Além disso, identificou 7 sites perigosos na lista de URLs contaminadas. Vale destacar, ainda, que o software passou com maestria nas provas do EICAR, apesar de ter sido um desastre nos testes de spyware do Spycar. Um ponto desfavorável é que o BitDefender exige muita paciência do usuário para ter tal eficiência. Ele consumiu cerca de 1 hora e 15 minutos para fazer a varredura no PC. E, nesse tempo, deixou a máquina inutilizável por causa do alto consumo de processamento.

 3º - Avira AntiVir Free 2010
O Avira, nesta versão, ganhou algumas melhorias na interface. Mas elas não mudaram muito o programa. O desempenho dele, como nos outros testes do INFOLAB, sempre é bom: ele identificou 3.217 vírus do pacote. Contra os phishing, no entanto, o Avira perdeu pontos: identificou apenas duas URLs maliciosas no pacote com mais de 50. O programa, que teve um desempenho similar ao AVG no teste do EICAR e do SpyCar, ficou atrás do concorrente por dois detalhes: demorou mais de 10 minutos para varrer o pacote de vírus e consumiu memória demais no processo de scan.

4° - Microsoft Security Essentials
O antivírus ainda deixa a desejar na proteção do Windows. Ele identificou apenas 1.209 invasores no pacote de 3.298. O software foi um dos mais lerdos para vasculhar a amostra: exigiu mais de 20 minutos para executar o trabalho.  Fora isso, o MSE é um dos antivírus do teste que mais consumiram memória durante o processo de varredura. Nos testes do EICAR e SpyCar, ele teve o desempenho máximo, pelo menos.
Fonte: Info Online. Matéria completa clique aqui.